08/03/2024

Seminário do MEC aborda histórico da educação digital

Debate faz parte do ciclo de seminários e oficinas “Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica”, que o MEC realizará até junho.

O ciclo de seminários e oficinas “Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica” começou nesta quinta-feira, 7 de março, com o seminário “Histórico da Educação Digital: experiências internacionais e caminhos para a implementação”. O encontro aconteceu no auditório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília (DF).   

O ciclo é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), com o objetivo de disseminar as boas práticas adotadas pelas redes de ensino, bem como discutir caminhos para implementação dos referenciais curriculares existentes. Na abertura do primeiro seminário, Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, introduziu a ideia geral do ciclo de seis seminários e seis oficinas.  

Para ele, quando se pensa a qualidade da democracia, hoje, é inevitável discutir qual é a relação entre participação política, democracia e as tecnologias que permeiam as relações sociais, tendo em vista que a tecnologia também tem recomposto a experiência individual dos seres humanos. 

“Por todas essas razões, não há nenhuma chance para a educação brasileira se colocar no terceiro milênio, se ela ignorar a importância da educação com as tecnologias. Não se trata mais de uma educação para a tecnologia, essa fase já passou. É uma educação com as tecnologias, que não tem medo das tecnologias”, afirmou.  

Alexsandro Santos também destacou a importância do MEC, junto aos entes federados e sub federados, de se colocar a pensar no próximo passo de uma agenda educacional tão importante como a educação digital. “Temos que pensar nos legados de continuidade e pensar aquilo que já foi feito, e bem feito, para sustentar o nosso salto de qualidade na educação”, concluiu. 

Painéis – O encontro foi composto por dois painéis, moderados pela coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação do MEC, Ana Úngari Dal Fabbro. Durante os painéis, foram apresentados os exemplos de experiências internacionais que já têm sistematizações consistentes na implementação de educação digital nos currículos, assim como perspectivas de representantes das redes de ensino sobre caminhos para a implementação. Os participantes também dialogaram sobre a história de construção dos referenciais curriculares para educação digital no Brasil.

As apresentações abordaram, respectivamente, os temas “Educação Digital na Educação Básica: a experiência da BNCC, do Reino Unido e da Colômbia”; e “Educação Digital na Educação Básica: desafios e oportunidades para as redes de ensino no Brasil”. 

O painel 1 contou com a participação de Ivan Siqueira, relator da resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a BNCC Computação; Luiz Roberto Liza Curi, presidente do CNE; e Diana Daste, diretora do British Council.  

Já o Painel 2 foi composto por Roni Miranda Vieira, secretário de Estado da Educação do Paraná, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Luiz Miguel Martins Garcia, dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); e Fabiane Bitello, vice-presidenta da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) da Região Sul.    

Agenda – A primeira oficina do ciclo será realizada no Nordeste, na próxima terça-feira, 12 de março, como parte da programação do Fórum Regional de Dirigentes Municipais de Educação, que acontecerá em Aracaju (SE). No dia 27 de março, acontecerá o segundo seminário, com o tema “Currículos de educação digital: especificidades e transversalidades”. A programação do ciclo está disponível na página da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec).  

Os interessados em participar das atividades de forma presencial devem fazer a inscrição por meio de formulário próprio de cada evento, a ser divulgado em breve. Aqueles que desejarem participar remotamente não precisam se inscrever.  

Ciclo – O ciclo de seminários e oficinas é promovido pela SEB e ocorrerá de março a junho de 2024. Os eventos contarão com duas vias de trabalho, sendo uma on-line (de caráter informativo) e outra colaborativa (para a construção de caminhos de implementação da educação digital nos currículos das redes de ensino). Isso será feito em parceria com técnicos das áreas de tecnologia, currículo, avaliação, formação de professores e materiais didáticos das secretarias de educação.   

Os seminários e as oficinas contarão com especialistas, pesquisadores, professores e gestores das redes de diferentes regiões do Brasil. Eles vão discutir, dialogar e apresentar contribuições a serem sistematizadas para orientar as redes de ensino na implementação do eixo de educação digital escolar, da Política Nacional de Educação Digital (PNED) e da Computação na Educação Básica (BNCC Computação), que complementa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).   

As oficinas serão organizadas em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) nos encontros regionais. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB - 07.03.2024

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