21/05/2014

Semiárido em Foco discute popularização da ciência

Evento promovido pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa) será transmitido ao vivo pelo site do projeto, nesta sexta (23)

 

Para discutir o desafio da popularização da ciência na sociedade da informação, o Semiárido em Foco desta sexta-feira (23) terá como convidado o professor Diogo Lopes de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A atividade, em Campina Grande (PB), tem transmissão ao vivo pelo site do projeto e é realizada pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI).

O palestrante é jornalista, mestre em comunicação científica, médica e meioambiental e doutor em comunicação pública pela Universitat Pompeu Fabra (UPF), da Espanha. A palestra tem como objetivo mostrar a necessidade de que centros e instituições de pesquisa compartilhem seus conhecimentos e pesquisas e aproximem seus pesquisadores da comunidade local e da sociedade em geral.

Responsável por ações de pesquisa, formação e difusão em ciência, tecnologia e inovação para a Caatinga e o Semiárido brasileiro, o Insa tem como uma de suas funções difundir informações, debatê-las e torná-las mais próximas da população, com a finalidade de gerar benefícios para as pessoas, em um exercício de produção do saber que respeite as especificidades locais.

Semiárido em Foco

O Semiárido em Foco é um programa que integra o Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento no Semiárido Brasileiro e atende à necessidade de democratizar conhecimentos. Seu objetivo é difundir e refletir sobre pesquisas, experiências e conceitos associados ao campo da ciência, tecnologia e inovação para contribuir com novas linhas de pensamento e caminhos para nossa região, seja no universo rural ou urbano, valorizar as potencialidades locais, além de articular e mobilizar diferentes atores que operam ou são interessados pelas questões pertinentes à região.

Neste ano de 2014, iniciou-se uma linha de trabalho focada em crianças e jovens, com a ideia de aproximá-los da ciência e de cientistas da região, buscando promover uma atitude cidadã e transformadora da vida, própria de científicos e outros protagonistas. Essa ação é convergente à Visão Institucional do Insa para 2030, em ser uma Instituição de referencia na região, quando os jovens de hoje serão homens e mulheres em plena atividade produtiva.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×