02/07/2015

Sem recursos, mas com esforço, estudante supera dificuldades

Natural da pequena cidade de Santa Filomena, no interior do Piauí, Luciano Gomes Timóteo chegou sozinho e sem recursos a Brasília, aos 17 anos, em busca de oportunidades e atrás de um sonho. Do encontro do esforço individual com a oferta de políticas públicas resultou sua história, a do estudante vitorioso de uma universidade federal que agora termina um ciclo de estudos e se prepara para novas conquistas.

Em Brasília, Luciano começou a trabalhar em serviços domésticos para sobreviver. Acordava às 6h, trabalhava até o fim do dia e depois estudava até 2h da madrugada, preparando-se para exames. Em 2010, fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conseguiu bolsa de 50% pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) para o curso de psicologia. Quando foi fazer a matrícula, recebeu a informação: também fora aprovado em gestão ambiental na Universidade de Brasília (UnB).

Apesar da conquista, a nova situação era pouco confortável. O curso escolhido é oferecido em Planaltina, a 40 quilômetros de Brasília, e a conciliação entre trabalho e estudos se mostrou impraticável. Na época, no entanto, foi inaugurada a casa do estudante desse campus, e Luciano não titubeou: conseguiu a vaga. Determinado, procurou também o serviço social, que o encaminhou à assistência estudantil, garantindo-lhe uma bolsa alimentação.

Luciano, que conclui o curso neste ano, orgulhoso de seu trajeto pessoal, não esquece o coletivo. “Meu maior sonho é levar o conhecimento adquirido para ajudar o desenvolvimento da minha cidade”, diz o estudante, valorizando as oportunidades que a sociedade pode oferecer: “Para quem tem poucos recursos, a universidade pública é o caminho.”

Ana Cláudia Salomão  - MEC

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×