São Paulo vence sexta edição do Desafio Sebrae
Festa com peça teatral, banda e DJ de Brasília marca cerimônia de premiação; reservas para o jogo de 2006 estarão abertas na próxima semana.
Brasília - Uma encenação teatral com elfos, cavalo alado e uma medusa marcou a festa de encerramento do Desafio Sebrae 2005, que aconteceu na noite desta segunda-feira (12), no Centro Comunitário Athos Bulcão, em Brasília. Os personagens mitológicos representaram os seres lendários das florestas, num ambiente que chamou a atenção dos participantes da cerimônia para a importância da preservação da natureza. Aliás, o tema natureza, por meio do setor de floricultura, foi bem explorado no jogo de empresas para universitários, que este ano teve como vencedores os estudantes da equipe SCMCS, de São Paulo.
Promovido pelo Sebrae em parceria com a Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), o Desafio vem atraindo legiões de universitários que se apaixonam pelo jogo e pelo desejo de aprender, na prática, o que é ser um empreendedor. Os quatro amigos desde o ensino fundamental, Rodrigo Ormezzano, Paulo Henrique, Júlio César e Rodrigo Otakka, sabem o que é vencer o Desafio Sebrae e vão comemorar a vitória com uma viagem de dez dias à Itália. Os universitários de São Paulo foram os melhores entre 50 mil estudantes que participaram do jogo deste ano.
“É uma oportunidade muito bacana que todos deveriam aproveitar. Tem gente que pensa que empreender é só para algumas áreas, mas não é. Tivemos que quebrar muita cabeça para entender fluxo de caixa, relatórios, balanços, cálculos e mais cálculos para vencer esta edição”, disse Ormezzano.
“Agora é só treinar o espanhol para competirmos com nossos 'hermanos' vencedores nos outros países onde o jogo também acontece e representarmos bem o Brasil na final internacional no ano que vem no Rio”, brincou o estudante de Engenharia de Materiais, da USP. Os vencedores do Desafio no Brasil, além da viagem, ganham também a posição de representantes do País na final latino-americana do jogo que vai reunir vencedores da Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Peru. A disputa internacional está prevista para abril.
“Levar essa experiência a esses jovens brasileiros e latinos é ajudar na integração entre os povos da América”, ressaltou o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, na cerimônia de premiação do jogo. Para o Okamotto, o Desafio Sebrae dá aos estudantes a chance de conhecer a realidade do mundo dos negócios e um pouco mais sobre como administrar uma empresa.
O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, disse aos cerca de 40 alunos das oito equipes finalistas que “o jogo ajuda a preparar o jovem para o mercado e para a vida”.
Este é o sexto ano em que Desafio Sebrae leva empreendedorismo, de forma lúdica, aos universitários brasileiros. Ao todo, 220 mil pessoas já participaram do jogo. O aluno Assisnez Farias, da equipe G8 Corporation, de Alagoas, uma das finalistas, falou em nome dos 50 mil inscritos deste ano. Para ele, o jogo vicia desde o primeiro instante. “Mas, é um vício bom. É um vício da aprendizagem que vale a pena investir”, recomendou.
A festa de entrega do prêmio foi marcada também pelo show da banda Satisfaction e pelo som do DJ Fábio Professor, de Brasília.
Ano que vem tem mais
E quem pensa que precisa esperar 2006 chegar para se inscrever no próximo Desafio Sebrae está enganado. A partir da próxima semana, o site do Sebrae (www.sebrae.com.br) já estará aceitando reservas para o jogo do ano que vem, que desafiará os estudantes a administrar uma empreendimento do segmento de madeira e móveis.
Confira o resultado final do Desafio Sebrae 2005
1º - SCMCS (SP)
2º - Discípulos de Sun Tzu (MG)
3º - G8 Corporation (AL)
4º - Brainstorming na Fameb (BA)
5º - Samba Tevez (ES)
6º - Comexrn (RN)
7º - Matrix Amazon (PA)
8º - Executive Masters (AM)