20/12/2017

Salto para o Futuro aborda a importância do ensino musical

O programa Salto para o Futuro, exibido nesta quarta, 20, às 20h, tem como tema música e educação. A produção vai ao ar pela TV Escola, órgão vinculado ao Ministério da Educação.

Com apresentação de Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, a atração tem como convidados Carlos Belém, diretor da Escola de Música Villa-Lobos, no Rio de Janeiro; e o jornalista Hugo Suckman, curador do Museu da Imagem e do Som, também na capital fluminense. Os dois especialistas defendem que introduzir a música nas escolas estimula o desenvolvimento, aguça a sensibilidade, instiga a criatividade e amplia a integração dos alunos no desenvolvimento escolar.

De acordo com os entrevistados, as formas de utilização da música em um projeto pedagógico são diversas. Vão desde a utilização das letras das canções em propostas de interpretação de texto em sala de aula até a prática das oficinas de música e experiência com a instrumentalização. “A oferta de cursos de música nas escolas estimula o uso dos sentidos pelos alunos e promove o respeito entre todos”, avalia Carlos Belém.

A interação com os instrumentos, a descoberta de habilidades individuais desconhecidas e o princípio do “saber-fazer”, importante nessa fase de desenvolvimento pedagógico, revelam-se aspectos relevantes do uso da música do processo de ensino-aprendizagem. Para Hugo Suckman, a oferta de música nas escolas deve ser trabalhada da mesma forma que as demais expressões de linguagem.

Salto para o Futuro é exibido todas as quartas, às 20h e, em tempo real, pelo portal tvescola.mec.gov.br.

Assessoria de Comunicação Social - MEC (19.12.2017)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×