23/07/2025

Saiba como solicitar atendimento especializado na PND

Pedidos de uso de nome social também devem ser feitos no momento da inscrição, pelo Sistema PND. Resultado das solicitações será divulgado em 1º de agosto.

Os participantes da Prova Nacional Docente (PND) 2025 que necessitam de atendimento especializado devem fazer a solicitação no momento da inscrição, disponível até 25 de julho, no Sistema PND. O resultado dos pedidos será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), no dia 1º de agosto. 

Ao solicitar o atendimento, o interessado deve informar as condições que motivam o pedido: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, diabetes, gestante, lactante, idoso, e/ou pessoa com outra condição específica. Para que o pedido seja analisado, o participante deve inserir um documento legível que comprove a condição declarada. 

O laudo ou documento apresentado deve conter, obrigatoriamente: nome completo do participante; diagnóstico com a descrição da condição que justifica a solicitação, podendo ser acompanhado do código da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), quando aplicável; assinatura e identificação do profissional responsável, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), no Ministério da Saúde (RMS) ou em outro órgão competente. 

Nome social – Os participantes que desejarem ser identificados pelo nome social devem cadastrá-lo previamente na Receita Federal. No momento da inscrição, é preciso selecionar a opção que indica o uso de nome social. 

O nome social informado será utilizado em todos os documentos e materiais administrativos relacionados à PND. Por isso, não será possível alterar essa informação diretamente no sistema de inscrição. Caso haja divergência, o participante deverá atualizar os dados na Receita Federal antes de concluir a inscrição. 

Taxa – O valor da inscrição é de R$ 85 e deve ser pago até 31 de julho. Estão isentos do pagamento da taxa estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas que solicitaram a isenção, bem como cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e doadores de medula óssea.  

PND– Criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino, a prova é parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país. 

As regras e os procedimentos para a realização da PND estão disponíveis no Edital nº 72/2025. A prova terá a mesma matriz da avaliação teórica do Enade das Licenciaturas, que, desde a edição de 2024, contempla 17 áreas de conhecimento. A PND será aplicada anualmente, voltada a licenciados.   

Confira o cronograma da PND: 

.

.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep  - 22.07.2025

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×