Saiba como solicitar atendimento especializado na PND
Os participantes da Prova Nacional Docente (PND) 2025 que necessitam de atendimento especializado devem fazer a solicitação no momento da inscrição, disponível até 25 de julho, no Sistema PND. O resultado dos pedidos será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), no dia 1º de agosto.
Ao solicitar o atendimento, o interessado deve informar as condições que motivam o pedido: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, diabetes, gestante, lactante, idoso, e/ou pessoa com outra condição específica. Para que o pedido seja analisado, o participante deve inserir um documento legível que comprove a condição declarada.
O laudo ou documento apresentado deve conter, obrigatoriamente: nome completo do participante; diagnóstico com a descrição da condição que justifica a solicitação, podendo ser acompanhado do código da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), quando aplicável; assinatura e identificação do profissional responsável, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), no Ministério da Saúde (RMS) ou em outro órgão competente.
Nome social – Os participantes que desejarem ser identificados pelo nome social devem cadastrá-lo previamente na Receita Federal. No momento da inscrição, é preciso selecionar a opção que indica o uso de nome social.
O nome social informado será utilizado em todos os documentos e materiais administrativos relacionados à PND. Por isso, não será possível alterar essa informação diretamente no sistema de inscrição. Caso haja divergência, o participante deverá atualizar os dados na Receita Federal antes de concluir a inscrição.
Taxa – O valor da inscrição é de R$ 85 e deve ser pago até 31 de julho. Estão isentos do pagamento da taxa estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas que solicitaram a isenção, bem como cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e doadores de medula óssea.
PND – Criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino, a prova é parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.
As regras e os procedimentos para a realização da PND estão disponíveis no Edital nº 72/2025. A prova terá a mesma matriz da avaliação teórica do Enade das Licenciaturas, que, desde a edição de 2024, contempla 17 áreas de conhecimento. A PND será aplicada anualmente, voltada a licenciados.
Confira o cronograma da PND:
.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep - 22.07.2025