07/03/2023

Saiba como aplicar a gamificação na educação

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A tecnologia trouxe diversas facilidades para o dia a dia dos seres humanos. Até mesmo em áreas como a educação, as mudanças trazidas tornam o processo de aprendizado mais agradável. A gamificação é um elemento de destaque nesse cenário.

Não há como negar que é cada vez mais comum se deparar com elementos que tornam a rotina mais simples e prática, em qualquer que seja o cenário no qual as pessoas estão inseridas.

No trabalho, por exemplo, a tecnologia é fundamental para que se possa fazer uso de equipamentos modernos, que otimizam todas as demandas e atividades. Para quem estuda, essa também é uma possibilidade.

Outra questão cada vez mais presente no dia a dia, e que envolve a tecnologia de modo especial, é o uso de jogos digitais. De fato, eles garantem diversão para pessoas de todas as idades e esferas sociais.

De fato, assim como existem pequenas franquias de sucesso dos mais diversos segmentos, vários são os setores que passaram a incluir games, ou mesmo a estrutura deles, em diversas atividades da rotina. No contexto escolar, isso também é uma realidade.

Se antes os jogos eram praticamente deixados de fora da estrutura de ensino, com a evolução tecnológica e a acessibilidade cada vez mais em alta, a gamificação já faz parte das escolas e universidades.

Muitos alunos possuem acesso a diferentes dispositivos, como celulares, tablets, consoles e computadores em geral. E essa utilização pode ser também voltada para o uso de jogos como complemento do aprendizado.

É nesse cenário que a gamificação como um todo se tornou um dos maiores investimentos e um grande aliado da educação do século 21.

Neste artigo, é possível entender mais sobre o tema, entendendo o que é a gamificação, quais os benefícios trazidos por ela e como ela pode ser aplicada na educação. 

O que é gamificação?

É cada vez mais perceptível que gestores e profissionais de várias áreas realizam curso de inteligência emocional presencial para aprender novas habilidades e otimizar o relacionamento com outras pessoas.

Isso quer dizer que dominar recursos e investir em novos conhecimentos é sempre uma boa ideia, não importa qual seja a área. Porém, dentro da educação, isso pode ser um elemento de grande relevância.

A gamificação é um exemplo patente do quanto a criatividade pode ser benéfica para o aprendizado. Afinal, a gamificação, de modo prático, ela se trata da aplicação de jogos em atividades nas quais eles não são fundamentais, mas podem ajudar.

Na escola, os alunos já possuem alguma experiência com a gamificação em atividades diversas. Nos ditados de palavras, por exemplo, era comum que a professora oferecesse uma estrela para quem acertasse toda a grafia delas, tornando a atividade lúdica.

Nesse sentido, a gamificação tem como base a utilização de itens presentes em jogos digitais, como os rankings, os prêmios e os avatares, sendo aplicada em diferentes contextos da proposta básica.

Além disso, a gamificação é uma prática que tem a presença frequente de traços vistos em jogos diversos, tornando uma atividade mais competitiva e evolutiva, trazendo uma premiação ou recompensa e feedbacks instantâneos.

Não à toa, tal como um Sipat teatro empresa possui a sua função específica, a gamificação se mostra cada vez mais interessante e importante dentro do contexto da educação, garantindo um aprendizado mais efetivo e atrativo.

Os benefícios de aplicar a gamificação

Depois de entender mais sobre o que é a gamificação, outra questão que deve ser conhecida é justamente a dos benefícios que ela pode apresentar quando implementada em ações educacionais.

Em um contexto no qual o desinteresse dos alunos é um problema que depende de soluções estratégicas por parte dos professores, a gamificação vem para tornar todo o processo mais eficiente.

Dessa forma, é possível listar uma série de vantagens que o uso da gamificação pode proporcionar em sala de aula. Algumas das principais são:

  • Aulas dinâmicas;

  • Estímulo ao diálogo;

  • Maior interação social;

  • Maior participação dos alunos;

  • Estímulo à autonomia, colaboração e criatividade;

  • Despertar da curiosidade, motivação e engajamento da turma;

  • Desenvolvimento de competências socioemocionais;

  • Melhor absorção de conteúdos;

  • Maior retenção de ensinamentos;

  • Aprendizado lúdico;

  • Desenvolvimento do protagonismo;

  • Maior facilidade na resolução de problemas;

  • Melhora de desempenho e de resultados.

Diante desse cenário, é possível perceber o quanto a gamificação faz sentido no contexto escolar. As aulas, por exemplo, podem ser conduzidas de maneira mais dinâmica e interessante, aumentando o interesse dos alunos.

Na prática, ocorrem mais diálogos e interação entre os alunos, garantindo uma participação mais frequente e constante. Na prática, isso também significa aumento de autonomia, de criatividade e de colaboração de cada estudante em sala de aula.

De fato, da mesma forma em que o ensino em uma creche infantil particular tende a ser repleta de subsídios para estimular os alunos, a gamificação possui a finalidade de estimular a autonomia, engajar os alunos e motivá-los no dia a dia.

Algumas características dos alunos também são melhoradas, como o despertar da curiosidade, desenvolvendo ainda competências socioemocionais que vão contribuir para a formação do aluno de modo geral.

Há vários outros benefícios na gamificação, como o aprendizado mais lúdico, a melhor absorção e retenção dos aprendizados. Sendo assim, os alunos se tornam mais autônomos, têm desempenho melhor e obtêm melhores resultados.

Sendo assim, nada mais interessante do que implementar um projeto de gamificação na educação, tal como se faz com um projeto de spda pronto, para que todo o processo de ensino-aprendizagem seja de maior qualidade na instituição de ensino.

Gamificação na educação: como aplicar?

Há várias maneiras de implementar a gamificação no processo de educação. Elas podem ser aplicadas em diferentes atividades e momentos, estimulando assim a participação e a inteligência dos alunos. A seguir, é possível verificar algumas dicas práticas para isso.

1. Desenvolver um sistema de pontuação

Entre as atividades que podem surtir resultados no dia a dia, é possível mencionar a realização de questionários que vão avaliar o quanto um assunto foi absorvido pela turma. Dentro desse contexto, a gamificação pode ter um papel interessante.

Um sistema de pontuação pode ser desenvolvido, de modo que os alunos tendam a se esforçar cada vez mais para oferecer respostas completas e práticas. Dessa forma, quem mais participa ganha mais pontos e é premiado por isso.

Atividades diferenciadas e periódicas podem ainda ser registradas em fotos, que vão garantir boas recordações para a turma. É possível fazer a revelação de fotos para quadros grandes e decorar o ambiente para que ele fique mais agradável para todos.

2. Estimular competições saudáveis

Quando há a necessidade de implementar regras em sala de aula, nem sempre o processo é simples ou agradável. Porém, até em situações como essas é possível utilizar a gamificação.

Uma ação que pode ser estimulada para criar competições saudáveis e para garantir que todos queiram cumprir as regras é oferecer pontos sempre que toda a turma siga o que foi estipulado.

Quando houver situações nas quais os alunos não cumpriram o combinado, os pontos vão para o professor. Dessa maneira, é possível estimular que todos pratiquem as regras e que tudo ocorra de maneira lúdica.

Até mesmo jogos eletrônicos voltados para um determinado tema que está sendo estudado podem ser usados para tornar o aprendizado mais lúdico. Assim, os alunos que obtiveram maiores pontuações ficam em primeiro dentro de um ranking, por exemplo.

3. Utilizar símbolos como forma de reconhecimento

Da mesma forma que um laudo ECV atesta um parecer técnico, o professor pode realizar o reconhecimento de uma ação dos alunos ao oferecer um símbolo como forma de parabenizar os integrantes da sua turma.

Um aluno que tenha feito uma boa apresentação, por exemplo, pode receber um distintivo especial que vai mostrar aos demais que ele se esforçou ao ponto de atingir os resultados desejados.

Outra possibilidade é a de que um trabalho ou uma atividade mais desafiadora que tenha sido devidamente concluída receba um reconhecimento especial, como um adesivo ou um carimbo que dê ao aluno ainda mais orgulho pelo seu esforço.

Essas são apenas algumas maneiras de estimular os alunos com o uso da gamificação em sala de aula, seja por meio de atividades que utilizem a tecnologia ou não, promovendo um aprendizado mais completo e integral.

Considerações finais

É verdade que a tecnologia facilita o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, sendo que a estrutura de games ajuda a tornar as aulas mais interessantes e atrativas para os estudantes.

Por isso, tal como em um escritório planejado moderno, quanto maior for o envolvimento dos alunos, melhor será o clima e a realização de atividades em conjunto, tornando as aulas e o dia a dia recheados de produtividade e criatividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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