Roteiro expõe a beleza de Itaúnas, no Espírito Santo
Dunas escondem a antiga cidade que entre os anos 50 e 70 foi soterrada e transferida para o outro lado do rio Itaúnas
Itaúnas é uma cidade do Espírito Santo, na divisa com a Bahia, conhecida pela beleza das dunas e pelo forró contagiante que embala a vida noturna da região. Trata-se de um lugar encantador, com incrível beleza natural.
As dunas que constituem essa bonita paisagem escondem a antiga cidade, que entre os anos 50 e 70 foi soterrada e transferida para o outro lado do rio Itaúnas. Da velha cidade só restam ruínas de algumas construções, que aparecem, de vez em quando, entre as areias.
As dunas de Itaúnas atingem cerca de 30 metros de altura com areia dourada e fina. O Rio Itaúnas, com 34 quilômetros de extensão, brota aos pés da serra que separa os estados do Espírito Santo e Minas Gerais.
A criação do parque estadual, em 1991, garantiu que os seus diversos ecossistemas - dunas, Mata Atlântica, manguezal, restingas e alagados - e suas praias fossem protegidas. O projeto Tamar está presente no local, cuidando da preservação das tartarugas marinhas da região.
A vila é a imagem da tranquilidade. Possui uma igreja branca na praça e a pesca é feita em canoas de troncos maciços de madeiras. As casas simples compõem o visual do lugar, juntamente com as pousadas rústicas. A comida caseira é feita em fogões à lenha, cativando, assim, seus visitantes.
Fonte: Blog do Turismo