Riquezas naturais da Chapada Diamantina atraem turistas
Apesar das altas temperaturas, é possível aproveitar a Chapada em qualquer época do ano, em tranquilas caminhadas e trilhas em cachoeiras
Paredões rochosos erguidos sobre mata atlântica, cerrado e caatinga. O Parque Nacional Chapada Diamantina é um dos atrativos turísticos mais fascinantes da Bahia.
Localizada no coração do estado, a Chapada possui belezas que encantam visitantes de todos os lugares com paisagens como a Cachoeira da Fumada, Poço Azul e Gruta da Pratinha.
Com riquezas naturais inquestionáveis, o parque também merece notoriedade por sua participação na exploração dos diamantes que movimentou a região nos idos do século XIX. Testemunhas do período, casarões e influência na história e cultura local.
Apesar das altas temperaturas, é possível aproveitar a Chapada em qualquer época do ano, em tranquilas caminhadas e trilhas em cachoeiras. À noite, é preciso estar bem agasalhado, ainda mais se os planos incluírem uma noite ao ar livre. Nos períodos mais frios, alguns hotéis cativam os visitantes com sessões de fondue e bons vinhos, que combinam muito bem com a temperatura que pode chegar até os 15 graus.
Se quiser mesmo incluir a Chapada no seu itinerário, é bom saber que a região recebe o maior fluxo de turistas entre dezembro e fevereiro, quando as cachoeiras têm o maior volume d'água. Em junho é tempo de festas populares e em agosto, ou setembro são realizados festivais locais, como o Festival dos Lençóis.
Fonte: Blog do Turismo