25/12/2020

Retrospectiva(mente)

A331015c83fc77258e6ead07d8215371-iacute-cone-de-tra-ccedil-o-colorido-do-ciclo-do-cliente-by-vexels

Por Pedro Vieira Souza Santos

            A cada encerramento de ano, uma gama de pensamentos afloram em nossa mente. As conquistas se confirmam, as alegrias foram expostas, metas foram completadas e objetivos definidos. Por outro lado, algumas expectativas que não foram atingidas, desejos que não puderam se concretizar, sonhos adiados ou amores esperados compõem a nossa retrospectiva anual.

            Mas cada vez que lembramos do que passou, em exatos 365 dias, moldamos nossos anseios para um novo recomeço; um novo ano. É assim que a vida vai passando; ano após ano. Entretanto, independente de qual combinação numérica estejamos, a certeza deve ser uma só: há sempre novas chances. Machado de Assim certa ocasião afirmou que “o esperado nos mantém fortes, firmes e em pé. O inesperado nos torna frágeis e propõe recomeços.”

            São essas oportunidades que temos, por vezes ímpares, de sermos cada vez melhores. E justamente para esse tipo de ocasião que, Henry Ford, citara que podemos ter uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência. Essa renovação faz parte do processo de viver.

            Logo, a cada início de um novo ciclo, devemos também reiniciar os fatos. Como o Apóstolo Paulo escrevera: “mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo [...]”. Por isso, cabe a cada um de nós, agradecermos (constantemente) pelo que vivenciamos e fixarmos nossos esforços no que está surgindo.

 

*Foto da capa: by Vexels

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×