25/04/2006

Retorno aos primórdios do planeta sob as lentes de Sebastião Salgado

Considerado pelo próprio fotógrafo como seu último e mais longo trabalho, o Projeto Genesis deu origem ao Projeto Educacional, que será lançado no próximo dia 27, em Vitória (ES).

Ar, água e fogo que deram origem à vida; tribos remotas cujo estilo de vida permanece intocado; exemplos vivos das formas primitivas de organização humana. Em seu projeto mais audacioso, o fotógrafo Sebastião Salgado voltou suas lentes para os primórdios do planeta e começou a trabalhar no Projeto Genesis. Com fotografias em preto e branco, a natureza de todo o planeta é mostrada em sua forma mais selvagem: das espécies animais do arquipélago de Galápagos até as tribos do Congo, que mantêm imaculados seus rituais sagrados e representam um modo de vida que ainda não teve influência das civilizações industriais.

Com o objetivo de despertar a atenção das pessoas para debater os conceitos de biodiversidade e sociodiversidade, de conservação ambiental e do papel do cidadão no desenvolvimento sustentável, a Arcelor Brasil, em conjunto com a Unesco, Amazonas Images e Bei Comunicações, apresentam, no próximo dia 27, o Projeto Educacional Genesis. O lançamento mundial do projeto será marcado com a realização de uma exposição fotográfica de Salgado, entre 28 de abril e 26 de maio, no Parque Pedra da Cebola, em Vitória, no Espírito Santo.

Ao todo, serão 55 fotos que revelam a primeira parte do projeto, mostrando vulcões, gorilas do Parque Virunga, Ilha de Galápagos, baleias da Patagônia e a Antártica. O fotógrafo tentou mostrar uma parte do planeta ainda não ameaçada pelo descuido do homem em suas atividades cotidianas, alimentado pelo fim de um relacionamento com a mãe natureza.

Sebastião está trabalhando nesses paraísos, onde se pode enxergar o florescimento de uma biodiversidade, algo que remete a um passado distante, quando existia um equilíbrio ecológico. A partir dessa constatação, o fotógrafo pretende, através do Projeto Educacional Genesis, estimular a reflexão sobre a importância da preservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável. O Projeto Genesis está no segundo ano e tem duração prevista de oito.

Foco educacional

O Genesis também tem em sua concepção questões sociais, econômicas e políticas ligadas ao ideal de preservação ambiental. O objetivo é despertar a consciência ambiental nos cidadãos, em linha com as recomendações da Unesco para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Utilizando a fotografia como instrumento pedagógico, o Projeto Educacional Genesis está sendo implantado, como projeto-piloto, em 100 escolas da rede pública e particular da região da Grande Vitória, no Espírito Santo, que integram o Programa de Comunicação Ambiental da CST. Pela proposta inédita e considerada de vanguarda, alunos das escolas participantes do projeto vão conhecer o mundo sem precisar sair das salas de aula.

Fotografias e notas de viagem – transformadas em manuais pedagógicos, cartazes, CDs e vídeos – estão sendo utilizadas como material didático no dia-a-dia escolar. O trabalho já começou com a capacitação de 40 técnicos e professores das secretarias de Educação de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e do Estado. Eles atuam como multiplicadores, levando até os professores das redes pública e particular a discussão de temas como sócio e biodiversidade, culturas, antigas civilizações, entre outros.

Educação, sensibilização e reflexão são as palavras-chave do projeto educacional, cujo objetivo é transformar a relação ser humano-natureza no ambiente de cada um, no Brasil e no planeta. As fotografias serão usadas em várias estratégias de ensino para que os alunos, sensibilizados pelas fotos, possam refletir sobre o seu ambiente, sobre a sua própria vida, gerando novas atitudes e atuação local.
“Meu objetivo não é apresentar simplesmente um mundo exótico. Ao contrário, desejo despertar a consciência sobre a necessidade de proteger e preservar todos os seres vivos e o mundo em que eles habitam”, explica Salgado.

Exposição fotográfica
Data: 28/04 a 26/05, de terça a domingo
Hora: 8h às 21h
Local: Parque Pedra da Cebola

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×