13/10/2025

Resultados de aprendizagem em português encerram avaliações

Videoconferência realizada nesta sexta (10) encerrou terceiro ciclo de avaliações formativas, apresentando os resultados da aprendizagem em português de estudantes dos anos finais do ensino fundamental.

O Ministério da Educação (MEC) realizou nesta sexta-feira, 10 de outubro, a última das quatro transmissões ao vivo que tiveram como objetivo apresentar os resultados do 3º ciclo das Avaliações Formativas e Contínuas da Aprendizagem para os anos iniciais e finais do ensino fundamental.   

O aprendizado de português para os anos finais foi o foco desse quarto encontro, que contou com análise dos dados e orientações práticas para apoiar o planejamento de intervenções pedagógicas e a recomposição das aprendizagens dos estudantes dessa etapa de ensino.    

“A partir da análise dessas avaliações realizadas, vamos ter a oportunidade de compartilhar dados e estratégias que podem fortalecer o planejamento de intervenções pedagógicas nas redes de ensino. E, mais do que apresentar números, nós queremos construir um caminho conjunto para garantir que todos os estudantes da educação básica desenvolvam plenamente suas competências de leitura, escrita, interpretação — habilidades que são fundamentais para o exercício da cidadania”, explicou Daiane de Oliveira Lopes, coordenadora-geral de Estratégia de Educação Básica do MEC. 

As avaliações são realizadas em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Plataforma de Avaliação e Acompanhamento das Aprendizagens, e fazem parte das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. Até esta data, os resultados avaliaram a aprendizagem de mais de 3,5 milhões de estudantes e podem ser acessados por secretarias de educação, gestores escolares e professores pela plataforma do CAEd.       

As avaliações contínuas da aprendizagem são realizadas em colaboração com as secretarias municipais e estaduais de educação, valorizando o acompanhamento próximo e contínuo das aprendizagens, o que favorece a identificação tempestiva das dificuldades e potencializa a capacidade de resposta das escolas e redes de ensino, consolidando o direito à aprendizagem como eixo estruturante das políticas educacionais.      

O primeiro encontro, realizado na segunda-feira (6), trouxe dados de aprendizagem em matemática nos anos iniciais, enquanto no segundo encontro, na terça-feira (7), o assunto foi português nos anos iniciais. Na quarta-feira (8), foram discutidos os resultados da avaliação de ciências da natureza e matemática para os anos finais. 

Criança Alfabetizada – O CNCA é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O programa busca, ainda, assegurar a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas entre o 3º e o 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público. As avaliações contínuas da aprendizagem nos anos iniciais estão sendo realizadas com mais de 5 milhões de estudantes.   

Recomposição – O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens é uma política pública instituída pelo Decreto nº 12.391/2025, que articula esforços entre União, estados, municípios e o Distrito Federal para enfrentar defasagens de aprendizagem dos estudantes da educação básica. A iniciativa tem como prioridade o atendimento a estudantes com maiores defasagens de aprendizagem, assegurando seu direito à aprendizagem com equidade. As avaliações contínuas da aprendizagem nos anos finais estão sendo realizadas por cerca de 700 mil estudantes.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)  - 10.10.2025

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