16/10/2025

Responsabilidade Intelectual x Liberdade de Expressão

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806

 

Liberdade de expressão está resguardada na Constituição Federal do Brasil, como um direito fundamental garantido no artigo 5º, inciso IV, que assegura a livre manifestação do pensamento.

Interessante perceber que pessoas que fazem uso da fala sobre “liberdade de expressão” se esquecem que neste mesmo artigo 5º, é estabelecido limites para tal liberdade, e claro com intuito de proteger outros direitos do cidadão como honra e privacidade.

Trata-se de um princípio democrático, mas que em nenhum momento subtrai da responsabilidade do interlocutor quando faz uso de sua comunicação para fomentar discurso de ódio, difamação, calúnia, injuria dentre crimes até mesmo hediondos como racismo, estupro, etc.

No Brasil qualquer político e/ou influenciador pode falar sobre qualquer assunto, de forma leviana pontuando o seu conhecimento obtuso, todavia, seus seguidores veem como algo certo e irrefutável.

Enquanto isso, na China, para opinar sobre assuntos específicos como direito, economia, medicina dentre outras áreas, é preciso que o influenciador tenha formação adequada para emitir suas opiniões, nada mais justo, visto que em nosso país, temos uma multidão de alienadas que usam como principal fonte, fake News propagados pelo whatsapp de grupos com suas limitações cognitivas.

São verdadeiros imbecilizados que se deixam levar na inércia da ignorância, permitindo que políticos e influenciadores pensem por eles próprios, já que não conseguem ter o mínimo de discernimento para refutar ou até mesmo corroborar suas falas.

Interessante elucidar que com esta ação realizada na China, as comunicações emitidas pelos influenciadores têm certas propriedades, fundamentos e até uma forma de ensinar o público, e assim, as pessoas começam a ter o que chamamos de responsabilidade intelectual.

No Brasil, ainda não temos esta preocupação por parte dos políticos, isso porque eles necessitam da mentira, da difamação, da discórdia e da própria imbecilidade de seu povo para se manterem no poder,  visto que o que é falado, pode ser aceito como verdade absoluta, trazendo consequências que alimentarão ainda mais o caos social.

A liberdade de expressão banaliza certos crimes e isso jamais poderá ser permitido. Peguemos como exemplo algumas falas de influenciadores e parlamentares que se houvesse a responsabilidade intelectual jamais seriam ditas, e o problema é que estas pessoas que deixam escapar o chorume de sua boca sequer têm capacidade intelectual para tal mensagem ou crivo.

Temos como exemplos as seguintes falas:

“meus filhos não correm o risco de namorar uma mulher negra ou virarem gays, porque "foram muito bem educados"[1].

“é muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria”[2].

 

É em nome desta liberdade de expressão que influenciadores monetizam suas falas racistas, homofóbicas, misóginas, xenofóbicas enfim, tudo que representa o ser abjeto que eles são.

Infelizmente, eles não estão preocupados com as repercussões, mas com a monetização, isso porque quanto mais polêmica for a fala, mais monetizada ficará[3].

Qualquer fala que tenha como abrangência um certo público, tem que estar embasada na responsabilidade ética e social e no entendimento da repercussão desta fala perante a sociedade.

Por isso que a educação é a pedra angular de qualquer sociedade, por ela ser uma ação voluntária e transformadora, deve trabalhar em seus alunos sua autonomia intelectual para que eles possam refutar falas imbecilizadas e perceber que não se deve idolatrar pessoas, principalmente as que têm forte desvio de caráter e as que vem com discursos de que “você pode tudo”, ditas por coachs que enriquecem com a imbecilidade alheia.

 

 

[1] https://oglobo.globo.com/politica/bolsonaro-diz-na-tv-que-seus-filhos-nao-correm-risco-de-namorar-negras-ou-virar-gays-porque-foram-muito-bem-educados-2804755

[2] https://www.cnnbrasil.com.br/politica/justica-do-df-torna-bolsonaro-reu-por-incitacao-ao-estupro/

[3] https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2024-12/influenciadores-faturam-alto-com-videos-misoginos-no-youtube

https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2025/04/29/machosfera-brasileira-canais-misoginos-do-youtube-transformam-odio-em-lucro-com-anuncios-doacoes-e-vendas-online.ghtml

https://www.youtube.com/watch?v=lANSkPYuBsE

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×