28/11/2014

Representantes da Capes, CNE e ForGRAD realizam abertura do 1º Encontro do Life

Aconteceu nesta quinta-feira, 27, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a abertura do 1º Encontro Nacional do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life). A diretora de Formação de Professores da Educação Básica, Carmen Moreira de Castro Neves, agradeceu a presença na mesa de representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD). "É simbólico que pró-reitores e o CNE estejam envolvidos neste encontro. Nós não podemos mais formar professores como formávamos até pouco tempo atrás, com estratégias e metodologias do século XIX. Formar professores é uma tarefa de alta complexidade e o Life quer trazer para a formação de professores as mesmas estratégias que deram certo na pós-graduação. O Life é o Pró-Equipamentos das licenciaturas."

 

Durante a abertura, Carmen destacou ainda a importância da educação básica. "O próprio nome já diz: educação básica é a base da formação. Não podemos ter uma educação básica de qualidade sem professores de qualidade. É preciso formar docentes com excelência para reverter o quadro da educação no Brasil. Neste sentido, o Life é um diferencial, pois contribui a definição de novas diretrizes e parâmetros para a formação de professores."

Para o futuro, a diretora revelou a intenção de se lançar editais anuais do programa para que as instituições já participantes possam constantemente se aperfeiçoar e para que as outras tenham a oportunidade de participar. "Assim, todas poderão ter estratégias para um aumento na qualidade da formação docente", concluiu.

Formação de Professores
O diretor de Educação a Distância da Capes, Jean Marc Mutzig, elogiou a parceria entre a diretoria que coordena e a de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) para desenvolvimento dos professores. "É um desafio que a Capes assumiu para levar à educação básica a melhoria já alcançada na pós-graduação. É muito importante esse papel de destaque na formação de professores da educação básica exercido pela fundação, pois permitiu a criação de uma ponte entre a escola e a pós-graduação. O sistema de avaliação, inclusive, leva em consideração esse item fundamental que é a formação de professores."

Jean Marc também falou sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que foi criado com a finalidade de expandir a educação superior de qualidade, mas com prioridade na formação de professores. Citou o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que tem como objetivo fazer com que professores em exercício tenham formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) via educação a distância. A formação de novos professores também é uma das missões da UAB. "Pelo sistema, já passaram mais de 70 mil professores nas diversas licenciaturas e cursos de especialização voltados para a formação continuada", apontou.

CNE e ForGRAD
Assim como Carmen Neves, Luis Roberto Lisa Curi, do CNE, classificou como importante o momento de interação. "Esses encontros facilitam e estimulam a discussão de questões referentes a implementação de políticas para que a expansão da educação superior faça sentido. E não apenas expansão medida pelo número de matrículas, mas pelo número de egressos, pelo êxito dos egressos na sociedade, pelo número de empregos gerados, pelo número de professores trabalhando. Essa expansão que precisamos no país. Além da formação de qualidade, que depende de atualização de conteúdos. Programas como o Life são, então, exemplos positivos do que precisamos para o país, pois ele proporciona uma interação entre diversos personagens da educação e facilita a governança institucional."

 

O presidente do ForGRAD, Mauro Luiz Rabelo, também revelou que o Fórum está focado nas questões relacionadas à formação de professores. Sobre o Life, Mauro ressaltou a relevância da ação por levar à tona a ainda mais a discussão da interdisciplinaridade, que, atualmente, é foco de atenção. "Estamos acompanhando de perto essa temática. Precisamos investir na formação de professores da educação básica, pois, mesmo as ações destinadas à melhoria desta modalidade afetam diretamente a educação superior."

Palestra
Após a abertura, a diretora Carmen Neves, apresentou a palestra "O Life na formação docente para a educação básica", na qual apresentou objetivos do programa e abriu espaço para que os presentes tirassem dúvidas e apresentassem considerações. No período da tarde, aconteceu a palestra "A interdisciplinaridade na formação docente, apresentada por Maria Saleti Ferraz Dias Ferreira, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e o painel "A experiência das licenciaturas interdisciplinares ou integradas", com a participação dos expositores Naomar Almeida Filho, da Universidade Federal do Sul da Bahia, e France Fraiha Martins, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O encontro segue até esta sexta-feira, 28. Acesse aqui a página do evento.

Life
O programa foi lançado no segundo semestre de 2012 para apoiar a criação e estruturação de ambientes plurais e interdisciplinares, que proporcionem aos estudantes dos cursos de licenciatura formação baseada na articulação entre conhecimentos e práticas com uso das novas linguagens e tecnologias educacionais. Tem o objetivo de estimular que os cursos de licenciatura apoiados por meio dos programas da Capes promovam atividades interdisciplinares mediadas pelas novas linguagens e tecnologias, envolvendo toda a comunidade acadêmica da IES e os alunos das escolas públicas de educação básica. O programa apoia 254 laboratórios sediados em 105 instituições públicas de ensino superior.

CAPES/MEC - Natália Morato

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