10/09/2024

REFLEXÕES ACERCA DA AVALIAÇÃO

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Luci Mara Kumm

Licenciatura Plena em Pedagogia. Especialização em Ludopedagogia e  Literatura na Educação Infantil e Anos Iniciais. Primavera do Leste - MT.

Edilene Regina da Silva

Licenciatura em Química. Especialização em Metodologia do Ensino de Química. Primavera do Leste - MT.

Joselâine Silva Lopes

Cursando Licenciatura em Pedagogia. Primavera do Leste - MT.

Juliana Gomes

Licenciatura Plena em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia e  Educação Infantil. Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Primavera do Leste - MT.

Joana Souza Quinteiro

Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Primavera do Leste - MT.


      Avaliar para promover cada um dos alunos é um grande compromisso do educador e exige aprofundar o olhar sobre a sua singularidade no ato de aprender e, ao mesmo tempo, ampliá-lo na direção do grupo e das relações sociais. Olhares estes fundamentados em múltiplas referências de análise do processo de conhecimento.

      Avaliar, nesse sentido, exige observação longitudinal do processo, através de procedimentos diversificados de análise, de proposição de situações complexas de aprendizagem, encadeadas e sucessivas, além de reflexão acerca das múltiplas dimensões que encerram cada resposta ou manifestação de um aluno.

      Por isso, adotando uma visão mediadora, as tarefas avaliativas permitem-se ser planejadas tendo como referências principais a sua finalidade e a clareza de intenções do professor sobre o uso dos resultados. Tais tarefas possibilitam ao professor investigar as hipóteses construídas pelos alunos até aquele momento, ou os processos de raciocínio que utilizaram. É, enfim, uma tarefa que suscita respostas diferentes de alunos diferentes a uma mesma pergunta. E, portanto, não há critérios previamente definidos pelo professor, mas intenções de investigar estas várias possibilidades. O professor, então deve falar da necessidade de intenções claras dos instrumentos de avaliação elaborados, ao invés de critérios precisos de correção.

      Por isso, defendemos que o professor precisa sempre refletir sobre a prática avaliativa, para que o resultado desta não anule toda a aprendizagem que o aluno conseguiu adquirir durante a prática pedagógica do professor. O resultado de uma prova não pode ser considerado como resultado final de todo um processo de aprendizagem, por isso o educador precisa sempre estar refletindo sobre sua prática de ensino e consequentemente sua prática avaliativa.

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