03/07/2020

Reflexo da COVID-19 na avaliação da educação superior é tema de reunião com avaliadores do BASis

Os impactos trazidos pela COVID-19 aos processos de avaliação da educação superior brasileira foram discutidos em reunião promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na tarde desta quinta-feira, 2 de julho. O encontro, realizado por videoconferência com representantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), teve como objetivo compreender a situação vivenciada pelos avaliadores durante o período de distanciamento social, além de estabelecer novas considerações e desafios para a realização das avaliações externas pós-pandemia.

O diretor de Avaliação da Educação Superior, Moaci Carneiro, destacou a importância de construir um diálogo junto aos docentes que compõem o BASis. “Juntos poderemos construir rotas de entendimento e adequações necessárias para a realização das avaliações externas neste momento que estamos vivendo”, afirmou.

A proposta é que, a partir da construção do diálogo entre o Inep e os docentes do BASis, seja desenvolvido um questionário diagnóstico para ouvir e entender as diferentes realidades dos avaliadores do banco. Além disso, deve-se compreender os impactos causados pelo distanciamento social no cumprimento do calendário acadêmico e nos instrumentos de avaliação das instituições de educação superior.

A reunião com os avaliadores do BASis foi retomada na manhã desta sexta-feira, 3 de julho, para dar continuidade à discussão que norteará os ajustes necessários à realização das avaliações externas in loco da educação superior brasileira.

BASis – O Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é um cadastro nacional e único de avaliadores selecionados pelo Inep para realizarem as avaliações in loco nas instituições de educação superior. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Os principais objetivos da avaliação envolvem melhorar o mérito e o valor de instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das instituições de educação superior, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.

Assessoria de Comunicação Social do Inep 

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