14/08/2024

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

 

 

Denise A.B.F. Rocha

José Cláudio Rocha

 

Resumo:

O artigo "Recursos Educacionais Abertos e Educação Mediada por Tecnologia" tem como objetivo refletir sobre a educação mediada por tecnologia, com foco específico no papel dos recursos educacionais abertos (REA) em cursos que utilizam essa mediação. A questão central da pesquisa é investigar como os REA podem contribuir para a eficácia e a qualidade dos cursos oferecidos por meio de tecnologias educacionais. A justificativa para a realização deste estudo está no crescimento significativo da educação mediada por tecnologia, que tem se tornado uma modalidade cada vez mais relevante no cenário educacional contemporâneo. Com o aumento da demanda por cursos online e híbridos, torna-se essencial compreender como os REA podem ser integrados de maneira eficaz para melhorar a experiência de aprendizagem e os resultados educacionais. O principal objetivo do artigo é gerar boas práticas que possam ser aplicadas por educadores em suas respectivas instituições de ensino. Essas práticas visam otimizar o uso de REA em ambientes educacionais mediados por tecnologia, promovendo uma educação mais acessível, colaborativa e de qualidade. A metodologia empregada na pesquisa é de natureza exploratória, fundamentada em uma revisão de literatura abrangente, análise de documentos relevantes, observação participante e participação em eventos-campo. A revisão de literatura permite uma compreensão aprofundada do estado atual da pesquisa sobre REA e educação mediada por tecnologia, enquanto a análise de documentos e a observação participante fornecem insights práticos e contextuais. A participação em eventos-campo, por sua vez, possibilita a coleta de dados empíricos e a troca de experiências com outros profissionais da área. O resultado esperado da pesquisa é a construção de um manual de boas práticas, que será disponibilizado online para educadores e instituições de ensino. Este manual servirá como um guia prático para a implementação eficaz de REA em cursos mediados por tecnologia, oferecendo recomendações baseadas em evidências e exemplos concretos de aplicação. A pesquisa está sendo conduzida pelo Observatório da Educação (OBEDUC) do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidade, com a colaboração da Uninassau Salvador. A participação dessas instituições reforça a relevância e a credibilidade do estudo, além de garantir que os resultados obtidos sejam amplamente disseminados e aplicados na prática educacional.

 

Palavras chaves:

 

Recursos Educacionais Abertos; Educação mediada por tecnologia; ensino remoto e EAD; sociedade do conhecimento

 

 

 

Abstract:

The article "Open Educational Resources and Technology-Mediated Education" aims to reflect on technology-mediated education, with a specific focus on the role of open educational resources (OER) in courses that use this mediation. The central question of the research is to investigate how OER can contribute to the effectiveness and quality of the courses offered through educational technologies. The justification for carrying out this study lies in the significant growth of technology-mediated education, which has become an increasingly relevant modality in the contemporary educational scenario. With the increased demand for online and hybrid courses, it becomes essential to understand how OER can be effectively integrated to improve the learning experience and educational outcomes. The main objective of the article is to generate good practices that can be applied by educators in their respective educational institutions. These practices aim to optimize the use of OER in technology-mediated educational environments, promoting a more accessible, collaborative, and quality education. The methodology used in the research is exploratory in nature, based on a comprehensive literature review, analysis of relevant documents, participant observation and participation in field events. Literature review allows for an in-depth understanding of the current state of OER research and technology-mediated education, while document analysis and participant observation provide practical and contextual insights. Participation in field events, in turn, enables the collection of empirical data and the exchange of experiences with other professionals in the area. The expected result of the research is the construction of a manual of good practices, which will be made available online for educators and educational institutions. This manual will serve as a practical guide to effective implementation of OER in technology-mediated courses, offering evidence-based recommendations and concrete application examples. The research is being conducted by the Education Observatory (OBEDUC) of the Reference Center for Development and Humanity, with the collaboration of Uninassau Salvador. The participation of these institutions reinforces the relevance and credibility of the study, in addition to ensuring that the results obtained are widely disseminated and applied in educational practice.

 

Keywords:

 

Open Educational Resources; Technology-mediated education; remote teaching and distance learning; Knowledge Society

 

 

  1. INTRODUÇÃO

 

O artigo "Recursos Educacionais Abertos e Educação Mediada por Tecnologia" se propõe a uma reflexão aprofundada sobre a crescente relevância da educação mediada por tecnologia, com um foco especial na contribuição dos Recursos Educacionais Abertos (REA) para a eficácia e qualidade dos cursos que utilizam essa modalidade de ensino. Em um cenário educacional em constante transformação, impulsionado pela rápida evolução das tecnologias digitais, a educação mediada por tecnologia emerge como uma das modalidades mais promissoras e necessárias para o futuro da aprendizagem. Nesse contexto, o papel dos REA torna-se um elemento central na discussão sobre como melhorar a experiência de aprendizagem e, ao mesmo tempo, promover a acessibilidade e a colaboração entre os estudantes e educadores.

O estudo surge em um momento em que a educação mediada por tecnologia se consolida como uma modalidade essencial, não apenas pela comodidade e flexibilidade que oferece, mas também pela capacidade de atingir um público mais amplo e diversificado. Com o crescimento exponencial dos cursos online e híbridos, a necessidade de integrar recursos que não só complementem o ensino, mas que também ofereçam oportunidades de aprendizagem autônoma e colaborativa, torna-se cada vez mais evidente. Os REA, por sua natureza aberta e acessível, oferecem exatamente esse potencial, permitindo que o conhecimento seja compartilhado e utilizado de forma livre, adaptável e gratuita.

A justificativa para a realização deste estudo reside, portanto, na crescente importância dos REA no contexto da educação mediada por tecnologia. Enquanto muitos cursos online se baseiam em conteúdos digitais fechados e, muitas vezes, de difícil acesso, os REA representam uma alternativa viável para democratizar o conhecimento e garantir que ele chegue a todos de maneira equitativa. Além disso, os REA promovem uma cultura de colaboração e compartilhamento, essencial para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva e participativa.

O objetivo principal do artigo é investigar como os REA podem ser utilizados de forma eficaz em cursos mediados por tecnologia, buscando identificar práticas que melhorem a qualidade do ensino e, consequentemente, os resultados educacionais. Para isso, o estudo se propõe a construir um manual de boas práticas, que será disponibilizado online para educadores e instituições de ensino. Este manual não será apenas um compêndio teórico, mas sim um guia prático, fundamentado em evidências e exemplos concretos de aplicação dos REA em diferentes contextos educacionais.

A relevância deste estudo se destaca, sobretudo, pela necessidade urgente de se repensar a educação na era digital. Com a pandemia de COVID-19, por exemplo, ficou evidente que muitas instituições de ensino não estavam preparadas para migrar suas atividades para o ambiente online, o que evidenciou a falta de recursos adequados e a necessidade de uma formação mais robusta para educadores e estudantes. Nesse sentido, o manual proposto pelo estudo visa preencher essa lacuna, oferecendo diretrizes claras e práticas para a implementação eficaz de REA em cursos online e híbridos.

A metodologia adotada na pesquisa é de natureza exploratória, o que significa que o estudo se dedica a explorar e compreender um fenômeno ainda pouco investigado no campo educacional. Para isso, a pesquisa se baseia em uma revisão de literatura abrangente, que busca mapear o estado atual da pesquisa sobre REA e educação mediada por tecnologia. Essa revisão é fundamental para identificar as principais teorias, práticas e desafios relacionados ao tema, oferecendo uma base sólida para o desenvolvimento do manual de boas práticas.

Além da revisão de literatura, a pesquisa também inclui a análise de documentos relevantes, observação participante e participação em eventos-campo. A análise de documentos permite que os pesquisadores compreendam como os REA têm sido utilizados em diferentes contextos educacionais, identificando tanto as boas práticas quanto as dificuldades enfrentadas. Já a observação participante proporciona uma visão prática e contextualizada da aplicação dos REA, permitindo que os pesquisadores acompanhem de perto as dinâmicas de ensino e aprendizagem em cursos mediados por tecnologia.

A participação em eventos-campo, por sua vez, é uma oportunidade valiosa para a coleta de dados empíricos e para a troca de experiências com outros profissionais da área. Esses eventos possibilitam que os pesquisadores discutam suas descobertas com educadores, gestores e especialistas em tecnologia educacional, enriquecendo a pesquisa com diferentes perspectivas e experiências.

O principal resultado esperado da pesquisa é a construção de um manual de boas práticas para a implementação de REA em cursos mediados por tecnologia. Este manual será disponibilizado online, de forma gratuita, para educadores e instituições de ensino, garantindo que ele possa ser amplamente acessado e utilizado. O manual será estruturado de forma prática e didática, contendo recomendações baseadas em evidências, exemplos concretos de aplicação e orientações para a adaptação dos REA a diferentes contextos educacionais.

Além disso, espera-se que o manual contribua para a formação continuada dos educadores, oferecendo subsídios para que eles possam integrar os REA de maneira eficaz em suas práticas pedagógicas. Dessa forma, o estudo visa não apenas melhorar a qualidade do ensino em cursos mediados por tecnologia, mas também promover uma educação mais acessível, inclusiva e colaborativa.

A pesquisa está sendo conduzida pelo Observatório da Educação (OBEDUC) do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidade, em parceria com a Uninassau Salvador. A participação dessas instituições reforça a relevância e a credibilidade do estudo, além de garantir que os resultados obtidos sejam amplamente disseminados e aplicados na prática educacional. A colaboração entre essas instituições também permite que a pesquisa seja conduzida de forma interdisciplinar, integrando diferentes áreas do conhecimento e abordagens metodológicas.

A parceria com a Uninassau Salvador, em particular, é fundamental para a coleta de dados empíricos e para a validação das boas práticas propostas no manual. A Uninassau, como uma instituição de ensino que oferece uma ampla gama de cursos online e híbridos, representa um contexto real e dinâmico para a aplicação dos REA, permitindo que os pesquisadores acompanhem de perto os desafios e as oportunidades associados a essa modalidade de ensino.

O artigo "Recursos Educacionais Abertos e Educação Mediada por Tecnologia" se destaca por abordar uma questão central para o futuro da educação: como integrar os REA de maneira eficaz em cursos mediados por tecnologia. A pesquisa, ao propor a construção de um manual de boas práticas, visa oferecer uma contribuição significativa para a melhoria da qualidade do ensino, promovendo uma educação mais acessível, inclusiva e colaborativa. Acredita-se que, ao disseminar essas boas práticas, será possível transformar a educação mediada por tecnologia em uma modalidade ainda mais eficaz, capaz de atender às necessidades e expectativas de um público cada vez mais diversificado e exigente.

           

  1. OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO

 

O Observatório da Educação (OBEDUC), laboratório de pesquisa aplicada do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades da Universidade do Estado da Bahia (CRDH/UNEB)[1], desempenha um papel crucial na análise e avaliação das políticas públicas educacionais, especialmente em um momento em que a educação mediada por tecnologia se torna cada vez mais relevante ROCHA, 2017.

O OBEDUC é um espaço público, ambiente de inovação, de pesquisa e reflexão, dedicados a monitorar, avaliar e oferecer subsídios para a formulação e implementação de políticas educacionais.

Ao abordar questões complexas, como a integração de tecnologias no ensino e o impacto dessas práticas no processo de aprendizagem, os Observatórios da Educação contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade.

O principal papel do OBEDUC é monitorar e avaliar as políticas públicas educacionais. Essa função é essencial para garantir que as políticas implementadas estejam de acordo com as necessidades reais da sociedade e que seus resultados sejam eficazes e sustentáveis.

No contexto da educação mediada por tecnologia, os observatórios analisam como as políticas públicas promovem o acesso a tecnologias digitais nas escolas, a formação de professores para o uso dessas tecnologias e a criação de ambientes de aprendizagem que favoreçam a integração das ferramentas digitais.

Ao monitorar as políticas públicas, os observatórios identificam lacunas e desafios na implementação dessas políticas, oferecendo recomendações baseadas em dados e evidências para aprimorá-las. Essa análise é crucial para garantir que a educação mediada por tecnologia não amplie as desigualdades existentes, mas sim contribua para uma educação mais acessível e democrática.

O OBEDUC também desempenha um papel fundamental na pesquisa e desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas e tecnológicas. Por meio de estudos e pesquisas, eles exploram como a tecnologia pode ser utilizada de forma eficaz para melhorar o ensino e a aprendizagem.

Isso inclui a análise do impacto de diferentes ferramentas digitais, como plataformas de aprendizagem online, recursos educacionais abertos (REA), e-learning, entre outros, no desempenho dos estudantes e na prática docente.

 

Além disso, os observatórios contribuem para a inovação educacional ao promover o desenvolvimento de metodologias de ensino que aproveitem as potencialidades da tecnologia. Essas pesquisas resultam em recomendações práticas que podem ser aplicadas por educadores e gestores educacionais, promovendo a melhoria contínua da qualidade da educação mediada por tecnologia ROCHA, 2017.

Outro papel importante dos Observatórios da Educação é influenciar a formulação de políticas públicas. Através de suas pesquisas e análises, eles fornecem dados e evidências que podem orientar a criação de políticas mais eficazes e adequadas às realidades locais e regionais. Em relação à educação mediada por tecnologia, os observatórios podem ajudar a formular políticas que incentivem a inclusão digital, o desenvolvimento de infraestrutura tecnológica nas escolas e a capacitação de professores para o uso de novas tecnologias ROCHA, 2017.

Além disso, os observatórios podem atuar como intermediários entre os formuladores de políticas e as instituições educacionais, facilitando a comunicação e garantindo que as políticas sejam implementadas de maneira eficaz e que atendam às necessidades dos educadores e estudantes.

Apesar de sua importância, o OBEDUC enfrenta desafios, como a necessidade de recursos adequados para a realização de pesquisas e a garantia de que suas recomendações sejam levadas em consideração pelos formuladores de políticas. No entanto, com a crescente relevância da educação mediada por tecnologia, o papel dos observatórios se torna ainda mais essencial, pois eles podem fornecer insights valiosos sobre como integrar a tecnologia de forma equitativa e eficaz na educação.

 

  1. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIA

 

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa que estão disponíveis de forma livre e aberta, permitindo que qualquer pessoa possa usá-los, adaptá-los e compartilhá-los sem restrições significativas. Esses recursos incluem uma variedade de formatos, como textos, vídeos, áudios, cursos online, módulos de ensino, softwares educativos, e muito mais. A ideia central por trás dos REA é promover o acesso universal ao conhecimento, possibilitando uma educação mais inclusiva, democrática e colaborativa PRETTO, 2012.

Os REA surgiram como parte de um movimento global que busca expandir o acesso à educação e ao conhecimento, em resposta às limitações impostas pelos recursos educacionais tradicionais, que muitas vezes são caros, restritos e inacessíveis para muitas pessoas. Um REA pode ser qualquer material didático que esteja sob uma licença aberta, como a Creative Commons, que permite o uso livre de direitos autorais, desde que sejam cumpridos certos requisitos, como a atribuição ao autor original PRETTO, 2012.

A UNESCO define REA como "materiais de ensino, aprendizado e pesquisa que estão em domínio público ou que foram liberados sob uma licença de propriedade intelectual que permite sua utilização, adaptação e distribuição gratuita." Essa definição ressalta a importância de que os REA não apenas sejam acessíveis, mas também adaptáveis, possibilitando que os educadores ajustem os materiais de acordo com as necessidades específicas de seus alunos e contextos de ensino UNESCO, 2024.

O principal objetivo dos REA é democratizar o acesso ao conhecimento, permitindo que pessoas de todo o mundo possam acessar recursos educacionais de qualidade, independentemente de suas condições socioeconômicas. Ao remover barreiras financeiras e legais, os REA tornam o conhecimento mais acessível, promovendo a inclusão educacional e reduzindo as desigualdades PRETTO, 2012.

Além disso, os REA incentivam a colaboração e o compartilhamento entre educadores e instituições. Por serem recursos abertos, eles podem ser melhorados e ampliados por diferentes usuários, criando uma rede colaborativa de produção e disseminação de conhecimento. Isso não só enriquece os materiais disponíveis, mas também fortalece a comunidade educacional global, que pode compartilhar práticas, experiências e inovações PRETTO, 2012.

Na educação mediada por tecnologia, os REA desempenham um papel fundamental ao oferecer materiais de alta qualidade que podem ser integrados em ambientes de aprendizagem digitais. Em um cenário onde o ensino a distância e o e-learning estão se tornando cada vez mais comuns, os REA oferecem uma solução eficaz para a criação e distribuição de conteúdo educacionais BAUMAN, 2021.

 

Uma das principais vantagens dos REA na educação mediada por tecnologia é a flexibilidade que eles proporcionam. Os educadores podem adaptar os materiais para atender às necessidades específicas de seus alunos, criando experiências de aprendizagem personalizadas e relevantes. Por exemplo, um professor pode modificar um curso online de matemática para incluir exemplos e exercícios que sejam mais pertinentes ao contexto cultural e social de seus alunos PRETTO, 2012.

Além disso, os REA podem ser facilmente integrados em plataformas de aprendizagem online, como Moodle, Canvas, e Google Classroom, permitindo que os estudantes acessem os materiais de forma rápida e conveniente. Isso é particularmente útil em contextos de educação a distância, onde o acesso a recursos de qualidade pode ser limitado BAUMAN, 2021.

Outra aplicação importante dos REA na educação mediada por tecnologia é a possibilidade de promover o aprendizado autônomo e colaborativo. Os estudantes podem acessar recursos abertos para aprofundar seus conhecimentos em áreas de interesse específico, além de compartilhar esses materiais com seus colegas e discutir em fóruns e grupos de estudo online. Essa prática não só enriquece o processo de aprendizagem, mas também estimula a construção coletiva do conhecimento PRETTO, 2012.

Apesar das vantagens, o uso de REA também enfrenta desafios, como a necessidade de conscientização e formação de educadores para o uso eficaz desses recursos. Além disso, a curadoria e a qualidade dos materiais disponíveis podem variar, exigindo que os professores façam uma seleção criteriosa dos REA que irão utilizar ONU, 2015.

No entanto, as oportunidades oferecidas pelos REA superam os desafios, especialmente em um mundo cada vez mais conectado e digitalizado. Ao integrar REA na educação mediada por tecnologia, as instituições de ensino têm a chance de inovar, oferecendo uma educação mais acessível, inclusiva e adaptável às necessidades dos estudantes do século XXI ROCHA, 2018.

 

  1. CONCLUSÃO

 

A educação mediada por tecnologia e o uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) representam um avanço significativo na democratização do conhecimento e na promoção de uma aprendizagem mais acessível e inclusiva.

Para que essa transformação atinja todo o seu potencial, é essencial que educadores e instituições invistam na construção de materiais didáticos de qualidade, baseados em boas práticas que atendam às necessidades diversificadas dos alunos.

Além disso, a criação de repositórios institucionais dedicados aos REA é fundamental para facilitar o acesso e o compartilhamento desses recursos. Popularizar a ciência, tecnologia e inovação, ao mesmo tempo em que se busca reduzir a defasagem tecnológica na educação, é o caminho para formar cidadãos mais preparados para os desafios do século XXI.

Assim, ao conhecer mais sobre esses recursos e integrá-los de forma estratégica, podemos construir um sistema educacional mais equitativo e capaz de acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas e sociais.

 

Referências

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2021.

ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nações Unidas, 2015. Disponivel em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 25 Junho 2024.

PRETTO, N. D. L. E. A. Recursos Educacionais Abertos (REA). Salvador: EDUFBA, 2012.

ROCHA, D. A. B. F. E. R. J. C. Observatório da Educação em Direitos Humanos (OBEDHUC) e a Formação de Professores no estado da Bahia aspectos institucionais, epistemológicos, metodológicos e éticos. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre a Formação Docente, Belo Horizonte - MG, 10 Dezembro 2017., p. 30-26

ROCHA, J. C. Economia da Informação. Brasília: CAPES: UFRJ, 2018.

UNESCO. Representação da UNESCO no Brasil. UNESCO Brasília, 2024. Disponivel em: https://www.unesco.org/pt/fieldoffice/brasilia. Acesso em: 09 Agosto 2024.

 

 

[1] O Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é um espaço dedicado à pesquisa, ensino e extensão nas áreas de desenvolvimento social e humanidades. Focado em promover a reflexão crítica e a produção de conhecimento, o CRDH realiza estudos interdisciplinares que abordam questões sociais, culturais e econômicas, contribuindo para a formação de profissionais capacitados e conscientes do seu papel na sociedade. O centro também promove eventos e projetos que visam o desenvolvimento humano e a inclusão social, consolidando-se como um polo de inovação e excelência acadêmica.

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