19/07/2022

RECURSOS DIGITAIS

Integrado com as práticas pedagógicas remotas


José Alexandre Fernandes Locci 
Must University 

 


Resumo:

nos dias atuais, com todos os avanços tecnológicos na área digital, bem como com a introdução e inovação dos modelos e práticas pedagógicas remotas para aulas não presenciais, deixar ou omitir a adoção desta prática nas instituições de ensino, quer seja no ensino fundamental, ensino médio ou mesmo no ensino superior é um risco que não se pode incorrer, pois, essa prática pedagógica de ensino remoto é uma realidade presente a todo instante na área acadêmica. Disponibilizar e aplicar tais recursos de maneira lógica, processual e bem planejada, é ressignificar os processos acadêmicos, oferecendo mais uma alternativa para ampliar a possibilidade de ensino-aprendizagem para uma camada muito mais abrangente para a sociedade acadêmica como um todo. Considerando esse fator torna-se oportuno enfatizar o grau de importância e a relevância de adotar tais práticas, no dia a dia acadêmico, para docentes que adotem esse modelo de ensino para seu processo de desenvolvimento acadêmico e profissional. Desta forma conhecer e aprofundar-se neste tema é de suma importância para todos os profissionais que optaram em atuar na área acadêmica.


Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, Pedagógica, Prática remota, Práticas educacionais, Recursos digitais

 

 

 

DIGITAL RESOURCES

Integrated with remote pedagogical practices

Abstract:

nowadays, with all the technological advances in the digital area, as well as with the introduction and innovation of remote pedagogical models and practices for non-face-to-face classes, leave or omit the adoption of this practice in educational institutions, whether in elementary education, teaching high school or even higher education is a risk that cannot be incurred, as this pedagogical practice of remote teaching is a reality present at all times in the academic area. To make available and apply these resources in a logical, procedural and well-planned manner, is to re-signify academic processes, offering yet another alternative to expand the possibility of teaching-learning to a much more comprehensive layer for the academic society as a whole. Considering this factor, it is opportune to emphasize the degree of importance and relevance of adopting such practices, in the academic day-to-day, for teachers who adopt this teaching model for their academic and professional development process. Thus, knowing and deepening this theme is of paramount importance for all professionals who have chosen to work in the academic area. 

Keywords: Teaching-Learning, Pedagogical, Remote practice, Educational practices, Digital resources

1 Introdução 
A busca por ampliar as possibilidades de socialização do ensino, tornando-o disponível e acessível para a maioria da população acadêmica, mesmo para aqueles que possuem algum tipo de restrição ou dificuldades devido aos recursos financeiros, digitais ou mesmo localizações geográficas, é um desafio que já a algum tempo foi assumido pelas instituições de ensino (fundamental, médio e superior), sendo que dentre outras premissas e estratégias o uso recorrente das práticas digitais para o ensino remoto não presencial, passa a ser um dos fatores chaves para a popularização, disponibilização e atualização de oportunidades acadêmicas para a sociedade estudantil.

Desta forma, estudar e pesquisar estratégias e mecanismo que suportem os processos de ensino-aprendizagem, adotando e aplicando modelos de práticas digitais através do uso desses recursos, tanto para os modelos presenciais, quanto essencialmente para os modelos remotos (aulas não presenciais) é fator preponderante para as instituições de ensino que busquem o engajamento e principalmente a sua inserção nesta área que precisa ser melhor explorada, com o objetivo de ampliar os negócios e viabilizar a socialização do ensino.

Esse artigo foi desenvolvido baseado em pesquisas e estudos bibliográficos, com análise de informações obtidas em websites, artigos, livros e apostilas, bem como por experiências pessoais aplicadas no modelo de ensino remoto, via práticas digitais. Toda a pesquisa considerou os conceitos apresentados pelos seus respectivos autores que fundamentaram a análise para o desenvolvimento do artigo, sobre a importância e urgência de um olhar mais adequado e objetivo para a aplicação das tecnologias digitais como meio para propiciar e oportunizar a inclusão das pessoas neste mundo digital suportado pela WEB (www - World Wide Web), viabilizando desta forma o sentimento de pertencimento de todos os envolvidos na área acadêmica é uma premissa a ser considerada pelas instituições de ensino.

2 Desenvolvimento 

2. 1 Aplicação das ferramentas digitais da Web 2.0 para o processo de ensino e aprendizagem
A Web 2.0, está presente no dia a dia das pessoas, das organizações e principalmente na área acadêmica, pode-se hoje identificar uma enorme gama de oportunidades de estudo nos mais diversos canais digitais disponíveis, tais como websites, Youtube, blogs, ferramentas de pesquisas acadêmicas e portais educacionais, para citar alguns exemplos.
Sendo assim é imprescindível para as instituições de ensino que visem viabilizar e ampliar seus processos educacionais incluírem em seus planejamentos pedagógicos, estratégias para a utilização de práticas remotas através de recursos digitais, considerando essa tomada de decisão uma forma de ampliar seu escopo de negócios, através da busca por inovações para os modelos pedagógicos de ensino-aprendizagem.

Propor novos formatos inovadores para a exploração das infinitas possibilidades para melhoria e otimização dos modelos de ensino-aprendizagem, e dentre eles a aplicação e utilização práticas educacionais, com a utilização de recursos digitais na prática pedagógica, passa a ser um enorme desafio a ser valorizado, quando se pretende alinhar teorias com as práticas para fazer com que o processo de ensino-aprendizagem seja mais significativo para os alunos e suas respectivas turmas.

Seixas (1998, p. 35) diz, “ao mesmo tempo é fundamental levar a teoria e outras iniciativas para a sua prática. Assim é possível realizar uma proposta muito mais potente e completa para a turma”.

Desenvolver estratégias inovadoras para implementar e disseminar a cultura digital, como meio transformador nos processos educacionais, passa a ser um objetivo a ser considerado pelos educadores, quando do pensar na formatação e modelos de recursos de aprendizagem remotos, via a utilização da internet e suas amplas possibilidades é imperativo.

Outro ponto relevante sobre a internet é a compreensão de que a democratização desse recurso implica na necessidade de transpor barreiras, que notoriamente não estão relacionadas somente à infraestrutura ou ao acesso, contudo impedem cidadãos de fazerem parte de forma atuante da cultura digital. (Santos, 2018, p. 3).

Viabilizar instrumentos e mecanismos e ensino-aprendizagem significativo para os alunos, via práticas educacionais que permeiam pelos modelos de práticas remotas via a utilização de recursos digitais, é muito mais que um desafio para os educadores, mas sim uma demanda emergente que precisa ser considerada em seu planejamento pedagógico.

Objetivando potencializar e tornar a aula remota mais atrativa, levando significado, consciência e importância para os alunos, quando se trata de atualização de novos modelos e leva-los a reconhecerem que o aprendizado precisa ser estimulante e motivador, fazendo sentido para sua vida acadêmica e profissional, precisa estar contido nas premissas de todo e qualquer educador, quando de seu planejamento de aula.

2.2 Relato pessoal de práticas adotadas em aulas remotas não presenciais
Com o objetivo de ilustrar a importância e a possibilidade da utilização de práticas remotas na educação via a utilização de recursos digitais, destacadas neste artigo, compartilho algumas experiências pessoais implementadas em aulas remotas e que, considero como êxito em suas aplicações dada as respostas e feedback apresentadas pelos alunos, quando da aplicação das mesmas. 

2.2.1 Diagnóstico de perfil de aprendizagem
Neste passo é trabalhado um processo diagnóstico para conhecer o perfil do aluno, e suas expectativas quanto ao curso, bem como entender qual é o perfil de preferência de aprendizagem.

Para tanto a aplicação de uma pesquisa diagnóstica do perfil do aluno explicando ao aluno a importância do preenchimento da mesma é imprescindível para que se possa identificar o perfil de preferência de aprendizagem individual e da turma.
Com essa ação é possível obter subsídios necessários para o planejamento de aula de forma mais eficaz, utilizando-se de vários recursos didáticos que contemplem as mais diversas expectativas, quanto a forma de aprendizagem desejada por esses alunos.

Para esse processo são utilizadas duas ferramentas digitais disponíveis e de fácil acesso para os alunos, a primeira delas é o VARK (disponível em: https://vark-learn.com/questionario/) onde o aluno responde algumas questões que após a sua conclusão apresenta automaticamente esse diagnóstico.
Costa (2018, p. 5), fiz “o questionário VARK possui 16 questões do tipo de múltipla escolha e avalia qual dos estilos, melhor se encaixa à pessoa avaliada”.
Abaixo um breve resumo da ferramenta VARK
Figura 1 – VARK
O questionário VARK é uma ferramenta utilizada para identificar o perfil das preferências de aprendizado de um ou mais alunos.

O nome VARK é decorrente do acrônimo de Visual, Aural, Read/Write e Kinesthetic (visual, auditivo, leitor/escritor e cinestésico).

 

 

 


Fonte: https://vark-learn.com/questionario/ - Adaptado
Após a aplicação do VARK pelos alunos que é realizada de forma remota, os mesmos são convidados a acessarem um link e preencherem os resultados obtidos em um formulário construído no “Google Forms”, em seguida com base nos resultados obtidos, pode-se transportar esses dados para uma planilha do excel, onde se faz um comparativo do perfil individual e da sala.
Figura 2 – Tabulação dos dados


Fonte: Elaborado pelo autor

Com base nestes resultados pode-se realizar um planejamento de aula muito mais efetivo, considerando tanto o perfil da sala, quanto a o perfil individual do aluno, contribuindo desta forma para a escolha mais efetivas dos recursos a serem utilizados nas aulas remotas.

2.2.2 Aplicação do PADLET
Outro recurso digital utilizado é o padlet disponível em (https://pt-br.padlet.com/), sendo o Padlet é uma ferramenta online que permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdo multimídia. Funciona como uma folha de papel, onde se pode inserir qualquer tipo de conteúdo (texto, imagens, vídeo, hiperlinks) juntamente com outras pessoas. Fonte: https://inovaeh.sead.ufscar.br/wp-content/uploads/2019/04/Tutorial-Padlet.pdf. [Acessado em 14/02/2021).

Para esse processo é apresentado para a sala um artigo ou trecho de um livro com conteúdo escolhido pelo professor e que está associado ao tema trabalhado no conteúdo ministrado em aula remota.

Os alunos reúnem-se em grupos, realizam um resumo, ou mesmo, a aprendizagem obtida pelo grupo e criam no mural do padlet suas opiniões, que são compartilhadas remotamente para todos os alunos, desta forma, cada grupo poderá conhecer o ponto de vista dos demais alunos da sala, fomentando desta forma o compartilhamento de opiniões e aprendizagem obtida.

Aqui foram apresentadas algumas estratégias implementadas em sala de aula, utilizando-se da integração de recursos digitais nas práticas pedagógicas remotas, e que apresentaram resultados altamente satisfatórios no processo de ensino-aprendizagem significativo para os alunos.
3 Considerações Finais 

Com base no exposto neste artigo, pode-se compreender a importância e a relevância da aplicação e integração de recursos digitais nas práticas pedagógicas remotas e como é possível, adotar ferramentas inovadoras e disponíveis para maximizar a qualidade das aulas tornando assim o processo de ensino-aprendizagem mais significativo para os alunos.

Esses processos dentre outros inúmeros recursos disponíveis, podem e devem ser aplicados nos modelos de aula remotas, com a utilização de recursos digitais, que tornarão as aulas muito mais flexíveis, inovadoras e estimulantes para os alunos.

4 Referências Bibliográficas

Seixas, C.D. Guia de sobrevivência da educação inovadora / Caio Dib de Seixas. 1. Ed. – São Paulo: Ed. Do Autor, 2018.
Santos, P.C. (2018). Retrospectiva temática. [e‐book] Flórida: Must University
Costa, D. (2018). Estilos de aprendizagem. [e‐book] Flórida: Must University
Figura 1 – Questionário VARK. Disponível em: – https://vark-learn.com/questionario/ . [Acessado 14/02/2021].
Figura 2 – Tabulação dos dados

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