19/07/2021

REANP não é Sinônimo de Mediocridade

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

 

A pandemia chegou e trouxe consigo o isolamento, embora muitos conhecidos como negacionistas, ignorem este mal denominado Corona Vírus.

O negacionismo foi tão intenso que nosso maior representante político ousou afirmar no dia 22 de março de 2020 em rede nacional, descortinando toda sua estultice e descrença da ciência, que "o número de pessoas que morreram de H1N1 no ano passado foram na ordem de 800 pessoas, a previsão é não chegar a essa quantidade de óbitos no tocante ao Coronavírus".

Hoje, tem-se 540mil e acredita-se que logo chegaremos a 600mil, número abismal em relação as 800 pessoas, e infelizmente, isso é fruto do descaso e da prevaricação, pois muitos óbitos poderiam ter sido evitados.

Existe uma pressão política para volta as aulas, e o Ministro da Educação ao invés de se preocupar com a vida dos professores e alunos e pedir para agilizar a vacina contra o Covid-19, ele simplesmente faz a seguinte observação: 'Passei vergonha em reunião do G20"[1], só que ele se olvidou que os países que compõe o G20 a maioria enfrentou o Coronavirus de forma planejada e não leviana como o Brasil tem enfrentado.

Não houve negociata para vacinas, como US$ 1,00 (1 dólar por dose)[2] causando atrasos propositais que ceifaram vidas. Os governantes foram verdadeiros estadistas e não oportunistas e politiqueiros vis.

O problema não para por aí, já que é quase certo o retorno as aulas em agosto, visto que as Secretarias de Educação estão impondo as escolas a adotarem um Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais no Contexto da Pandemia Covid-19, como se isso seria a solução de todos os problemas.

Estamos como peças em um tabuleiro, e no jogo de xadrez, somos peões a serem sacrificados por uma causa insana que sobrepõe a vida alheia, isto porque os professores que voltaram e estão lecionando no ensino infantil, muitos estão adoecendo e alguns chegando a óbito.

Os professores são, sem dúvidas os profissionais que não medem esforços para oferecerem o melhor a seus educandos, isso porque este melhor é mediante ao que ele possui, já que a educação pública no atual governo, encontra-se sucateada e no momento presente, quando mais se precisa de recursos do Governo Federal mais é negado, ele mais uma vez, vira as costas para o povo, fazendo suas ações virarem manchetes como: "Bolsonaro veta ajuda financeira para internet de alunos e professores das escolas públicas[3]".

Hoje, os professores sofrem todo tipo de ataques dos oportunistas que querem aparecer na mídia. Tais ataques são cometidos por parlamentares, líderes do governo, jornalistas dentre outros que usam o termo vagabundo para os profissionais que têm usado os próprios recursos para que suas aulas não percam a qualidade.

Alguns professores compraram notebooks, celulares, aplicativos, cursos de aperfeiçoamento, aumentaram a banda da internet e outros os gastos do próprio bolso, tudo isso porque não aceitam a mediocridade.

Poderíamos ser medíocres, já que mediocridade encontra-se em nosso governo, mas somos profissionais e não oportunistas, por isso oferecemos o nosso melhor nas condições que temos, e com certeza, se tivéssemos um cenário promissor financeiramente e na política educacional, chegaríamos até mesmo a excelência.

Professores não são vagabundos e tampouco medíocres, dado que, estes profissionais para fazerem o Regime Especial de Aulas Não Presenciais - REANPacontecer, existe todo contexto como: planejamento, atendimento individual de aluno, relatórios, atendimento aos pais, reuniões virtuais, edições de vídeos, elaboração de tutoriais, registros de conteúdos, avaliação de aprendizagem e seu registro, roteiro de atividades, postagem no privado, postagens nos grupos, diários online, formação docente, slides de aulas, gravação de aulas, podcasts, grupos de wathsapps, dentre outros serviços que ele sequer faria se estivesse dando suas aulas presenciais

É uma questão de bom senso, o Regime Especial de Aulas Não Presenciais - REANP tem exigido muito mais dos professores que o regime presencial exigia antes, e muitos professores preferem continuar com o REANP a colocar em risco o bem estar de seus alunos e familiares, por uma questão de capricho político, sem contar que mesmo com todos os professores vacinados, os mesmos continuarão transmitindo os vírus e muitos destes professores têm filhos que não serão vacinados.

Somos profissionais responsáveis e é triste vermos manchetes como estas: "Menina de 3 anos morre de Covid-19 após volta às aulas presenciais em Santos[4]"; "Morre professora da escola de Ipatinga que teve surto de COVID-19[5]".

Apesar de nós educadores sermos substituíveis para este sistema corrupto e corruptor, seremos insubstituíveis para nossos entes queridos, dito isso, que façamos prevalecer a vida acima de tudo, inclusive dos caprichos levianos deste nosso governo estulto.

 

[1] Para mais informações vide https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/07/08/ministro-da-educacao-passei-vergonha-em-reuniao-do-g20-sobre-volta-as-aulas

[2] Para mais informações vide:
https://outraspalavras.net/outrasaude/prescricaoofflabelavancanocongresso/
https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2021/06/governo-bolsonaro-pediu-propina-de-um-dolar-por-dose-de-vacina-diz-jornal/
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/06/exclusivo-governo-bolsonaro-pediu-propina-de-us-1-por-dose-diz-vendedor-de-vacina.shtml
https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2021/07/um-dolar-por-dose-luiz-paulo-dominguetti-reafirma-cpi-ter-recebido-pedido-de-propina-por-vacina.html

[3] Para mais informações vide https://www.camara.leg.br/noticias/737836-bolsonaro-veta-ajuda-financeira-para-internet-de-alunos-e-professores-das-escolas-publicas

[4] Para mais informações vide https://istoe.com.br/menina-de-3-anos-morre-de-covid-19-apos-volta-as-aulas-presenciais-em-santos/

[5] Para mais informações vide https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/05/22/interna_gerais,1269306/morre-professora-da-escola-de-ipatinga-que-teve-surto-de-covid-19.shtml

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×