03/03/2022

Qual é a diferença entre um curso de especialização e MBA?

Diferenca-curso-especializacao-mba

A graduação em um curso superior muitas vezes não é o único desejo de uma pessoa que quer se tornar um bom profissional, o ensino deve ser contínuo em várias áreas da atuação, como direito e engenharia, em especial áreas essenciais para a sociedade como um todo. Portanto, as modalidades de cursos de especialização e MBA atraem muitas pessoas que desejam se tornar profissionais de qualidade com uma grande quantidade de conhecimento.

A pós-graduação pode ser stricto sensu, que contempla o mestrado e o doutorado. Neste caso, os cursos são voltados para a área acadêmica. Então os projetos desenvolvidos são voltados para a pesquisa científica e docência. Portanto, os cursos de pós-graduação podem não ser a escolha correta para todos, já que são projetos de uma longa duração, ao menos 1 ano para serem completos e dependem de algum tipo de investimento para que o curso seja completo.

Algumas vagas precisam de pós-graduação em áreas específicas, portanto é de extrema importância que alguns profissionais invistam nesse tipo de educação para se tornarem mais qualificados. Porém, uma grande dúvida que muitos possuem seria quais as diferenças entre a especialização e a MBA e qual dessas modalidades é a mais apropriada para cursar?

Saber sobre essas diferenças pode ser ideal para pessoas da área de gestão, administração, marketing e correlatas, que muitas empresas necessitam possuir para melhorar seu negócio. Esse investimento pode fazer uma grande diferença na vida profissional de alguém.

Lato sensu: especialização, MBAs e LLM

O lato sensu é, segundo o Ministério da Educação, um curso que deve ter duração mínima de 360 horas e, ao final do curso, o estudante obtém um certificado e não diploma. Isso inclui os cursos de especialização e o MBA.

Já as pós-graduações stricto sensu agregam os programas de mestrado e doutorado, sendo uma opção para quem segue uma carreira acadêmica que depende desses títulos para ser reconhecido na área. O stricto sensu inclui a LLM, muito buscada por profissionais de direito. As principais diferenças entre esses tipos de cursos seria que o Lato sensu e o stricto sensu são feitos para tipos diferentes de inserção no mundo de trabalho.

O lato seria focado na inserção profissional em áreas do mercado de trabalho comum, especialmente administrativas, enquanto o stricto sensu insere o profissional em áreas acadêmicas, seja na área de universidades ou para se tornar um docente.

Quais as diferenças entre especialização e MBA?

Antes de compreender suas diferenças, devemos apontar o significado do MBA. Sua sigla é a abreviação para o termo em inglês: Master Business Administration. Assim como a especialização, o MBA é uma pós-graduação de lato sensu, sendo focada na administração empresarial. Para realizar um MBA, não é preciso que uma pessoa tenha uma graduação específica, porém é comum ver pessoas na área de gestão, marketing e administração apostando em MBA.

O fato é que o MBA é focado no empreendedorismo, enquanto a especialização é focada em tornar o profissional em alguém mais qualificado e inserido em uma área específica de sua graduação superior prévia. Durante um MBA, os alunos aprendem mais sobre liderança, finanças, posicionamento de marca e questões do cotidiano profissional que um empreendedor deve lidar.

Uma similaridade, porém, entre ambas as modalidades de curso é que, por serem considerados cursos de lato sensu, eles são cursos que precisam durar 360 horas e, para que o certificado seja recebido, o aluno precisa escrever seu TCC para poder finalizar o curso.

Vale a pena fazer especialização ou MBA?

O MBA é voltado para o empreendedorismo, portanto, é preciso notar que ele se torna ideal para quem está formado em áreas como gestão e marketing ou deseja abrir seu próprio negócio e administrar sua própria empresa, com colaboradores e objetivos. A especialização apenas deseja apresentar um profissional para uma área específica de sua atuação, como, por exemplo, uma especialização em gestão de esporte no caso dos ex-alunos de gestão em seu curso superior.

Portanto, tudo depende dos desejos e necessidades do aluno, pois ambos precisam de ao menos 360 horas investidas e um TCC para obter o certificado de participação do curso. A área que o profissional segue e seus desejos sobre montar ou não uma empresa pode determinar a necessidade de fazer um MBA ou uma especialização.

Quais os tipos de especialização existentes?

Todas as áreas de atuação possuem seus setores especializados, como a gestão de projetos, portanto existem vários tipos para cada profissão. Porém, é válido dizer que a especialização é uma forma de aprimorar a qualidade do profissional em sua área, além de oferecer um conhecimento extra em outras áreas, o que pode ser ideal para quem busca mudar de profissão, pois, assim como o MBA, não é preciso ter um curso específico para iniciar uma especialização.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×