31/10/2022

Qual a importância da universidade?

Pexels-monstera-6238120

Uma das razões mais comuns que as pessoas decidem seguir o ensino superior será a carreira profissional. Em uma pesquisa de 2020 realizada por Cursos Online, mais de 60% dos mais de 1.500 entrevistados disseram que cursar uma universidade é importante para encontrar um emprego melhor. Mas é disso que se trata a faculdade? Se não, para que serve a universidade?

Este problema é mais complexo do que parece e mudou ao longo do tempo. Por exemplo, a Universidade de Bolonha foi fundada em 1088 como uma coleção de diversos grupos de estudos. Ela é considerada a universidade mais antiga do mundo ocidental. Mas no século seguinte, de acordo com o site da universidade, os alunos começaram a trabalhar com organizações nacionais para orientar o desenvolvimento social.

A universidade pública além de ser uma instituição de ensino, gera novos conhecimentos, técnicas e técnicas por meio da pesquisa. Além disso, por extensão, esse conhecimento é disseminado para a sociedade na forma de programas, projetos e ações que tem o objetivo de melhorar a vida de diversas pessoas. Tudo isso acontece dentro e fora da circulação diária de professores, alunos, pesquisadores, funcionários e demais colaboradores no campus e no Centro Universitário.

As universidades são excelentes organizações, elas são diversas e suas contribuições para o país são multifacetadas. Discutir sobre a relação dessas instituições dentro do desenvolvimento econômico do Brasil é a proposta de diversos programas de ensino. Saiba que o conhecimento tende a facilitar o debate entre especialistas de diversas áreas de ciência, pesquisa e da inovação.

Qualificação, Inovação, Extensão

As instituições de ensino superior fornecem alimentos para o setor produtivo. Além de formar anualmente profissionais qualificados, que são os responsáveis ​​por mais de 90% das pesquisas do país e depositam a grande maioria das patentes do Brasil.

Também é importante destacar o impacto local do trabalho realizado pelas universidades públicas brasileiras. Como, por exemplo, em: hospitais, lares de idosos, museus, Cursos Online Grátis, cursos de idiomas, aulas de dança são bons exemplos dessas atividades de extensão universitária. Eles ajudam a atender às necessidades da sociedade, incluindo as necessidades econômicas.

A importância do conhecimento

Porém, o que isso tem realmente haver com a universidades e conhecimento? Tudo.

Hoje, quando alguém visita uma universidade pública, verá pessoas produzindo por conta própria, às vezes tanto quanto costumávamos produzir, sem trabalho manual.

Embora essas pessoas não tenham frequentado a faculdade, elas se beneficiam do conhecimento de outras pessoas que cursaram a faculdade, assim como a sociedade como um todo.

Imagine dentro da construção civil, da indústria, da forma como as pessoas se comunicam, etc. Hoje somos mais produtivos e menos intensos do que éramos há 30 ou 40 anos. É sobre conhecimento, é sobre universidade.

Quando se trata de conhecimento, o melhor é definir suas categorias, que podem ser: filosóficas, científicas, teológicas e empíricas. A filosofia nasce da filosofia, baseada no pensamento e na observação. O conhecimento científico tende a ser produzido pela ciência com base em bons experimentos. O conhecimento teológico tende a ser gerado pela religião e será totalmente baseado na revelação bíblica.

Tenha em mente que o conhecimento empírico será gerado pela crença popular e passado de geração para geração.

Importância da Universidade

O Brasil tem sido historicamente um país que colocou a formação acadêmica em segundo plano, o que nos prejudicou muito. Na verdade, é uma das razões pelas quais os analistas econômicos às vezes a veem como um obstáculo ao crescimento do país. Apesar de estarmos a passar pela competição da formação académica, temos que ter em conta que ainda há muito para recuperar.

A universidade não é a única forma de adquirir conhecimento, mas é uma importante referência para o desenvolvimento humano. Na crise que tomou conta do mundo depois de 2008, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse: "Vamos sair da crise e teremos as melhores universidades". Observe a importância das faculdades para os Estados Unidos, não apenas no desenvolvimento de jovens. Porém a importância para a formação de uma economia totalmente sólida.

Quem vai decidir para que serve a universidade?

Como parte integrante da educação, o papel ou função do ensino superior é determinado até certo ponto por governos nacionais ou acordos internacionais.

Por exemplo, no Brasil, o artigo 207 da Constituição Federal de 1988 estabelece que "as universidades gozam da total autonomia de ensino, ciência, administração e finanças, bem como de gestão hereditária, e obedecerão ao princípio da indivisibilidade do ensino, da pesquisa e da promoção".

Este artigo tem dois pontos principais. Primeiro, determina que a universidade é autônoma. Ou seja, não devem estar sujeitos a pressões externas em suas tarefas de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Além disso, a Constituição estipula que ensino, pesquisa e promoção são indissociáveis. Em outras palavras: gerar conhecimento e compartilhar todo esse conhecimento com a sociedade é tão importante quanto formar os melhores profissionais para ingressar dentro do mercado de trabalho.

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×