Quais são as profissões mais perigosas?

Você sabe quais são as profissões mais perigosas? Pois confira hoje quais são as atividades profissionais que mais oferecem perigo à integridade física dos colaboradores. Elas são diversas e, também, pertencem a inúmeras áreas.
Essas são profissões que necessariamente demandam plano de saúde empresarial. Afinal, oferecem alto risco. Em caso de acidentes, então, requerem o melhor e mais rápido atendimento possível.
Conheça as profissões mais perigosas do mercado de trabalho!
Na lista abaixo você encontra as informações sobre as profissões que oferecem maior perigo. Ele se ilustra pelas inúmeras possibilidades de acidentes que o dia a dia profissional oferece, seja pelo ambiente de trabalho ou pelos materiais de uso.
Todas elas, é claro, possuem equipamentos de proteção individual (EPI) específicos. Contudo, ainda assim apresentam riscos. E, por isso, requerem cuidado, muito treinamento e atenção. Da mesma forma, devem contar com o apoio do plano de saúde empresarial.
Confira, então, quais são as profissões mais perigosas do mercado de trabalho brasileiro.
Minerador
A mineração é uma área que é considerada muito perigosa. E isso não é por acaso. Afinal, ela inclui minas subterrâneas, explosivos e riscos de soterramento. Por isso, não raro correm notícias de acidentes com mineiros.
Dentre os casos mais famosos, lembre-se dos mineiros chilenos que ficaram soterrados em uma mina por 02 meses! E isso apenas para citar um caso, uma vez que são diversos. Por isso, o minerador está entre as profissões mais perigosas do mercado de trabalho.
Trabalhadores de construção civil
Em segundo lugar, os profissionais da construção civil também encaram, diariamente, cenários perfeitos para acidentes de trabalho. Andaimes, altura, materiais pesados, falta de uso correto dos equipamentos de proteção estão entre os motivos para isso.
Infelizmente a Previdência Social (INSS) registra ao menos 01 morte da construção civil por acidente de trabalho ao dia. Note como esse número é muito alto e, portanto, assustador! Isso coloca os trabalhadores da área entre as profissões mais perigosas.
Eletricista
A terceira profissão que está rodeada de perigos é a de eletricista. Esse profissional trabalha com rede elétrica, cabos, postes e consertos. Para isso, muitas vezes precisa entrar em contato com estes, o que, novamente, abre brechas para acidentes.
E quando eles envolvem descarga elétrica eles podem ser letais. Todo o cuidado é pouco quando o assunto envolve energia elétrica. Dessa forma, é claro que os profissionais que lidam diretamente com ela, diariamente, não ficariam de fora dessa lista.
Forças de segurança
Continuando nossa lista de profissões mais perigosas, temos as forças de segurança. Elas incluem policiais civis, federais, militares e de forças especiais. Também, agentes penitenciários, seguranças, guardas e outros.
Note que todos estes estão em constante risco. Trabalham com atividades que envolvem situações com o uso de armas. Igualmente, ocorrem dentro de ambientes propícios para perigos.
Metalúrgico
Os metalúrgicos também estão entre as profissões mais perigosas do mercado de trabalho financeiro. Os riscos, mais uma vez, decorrem do tipo de trabalho que se presta. Também, ao ambiente de trabalho. Somando-se isso à falta de atenção e de uso correto dos equipamentos de proteção, tem-se a receita perfeita para acidentes.
O manuseio de metais, o calor intenso e as ferramentas de trabalho, pesadas e perigosas, são outros dos fatores de risco.
Profissionais da saúde
O ano de 2020 nos comprova, sem sombra de dúvida, que os profissionais de saúde compõem as profissões mais perigosas. Isso ficou claro perante um vírus que já matou quase 500 mil pessoas apenas no Brasil.
No mundo os números já passam dos milhões e só não são maiores em razão do trabalho dos profissionais de saúde. Eles enfrentam a linha de frente da Covid-19 e se expõem diariamente ao risco de contaminação do vírus.
Não por acaso, foram inúmeros os profissionais da área, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e outros, que faleceram em razão do vírus. Por isso, seria impossível deixar de citá-los na lista de profissões mais perigosas.
Como diminuir o risco das profissões mais perigosas?
Existem alguns cuidados que reduzem o perigo que essas profissões oferecem. Por isso, confira!
Treinamento e orientação
Todas as áreas acima dependem de treinamento e orientação para os cuidados diários no exercício da profissão. É essencial que cada empresa e gestor dê o exemplo, seguindo corretamente todas as diretrizes de segurança.
Concessão de EPI
Cada uma das profissões que citamos possuem equipamentos de proteção individual específicos. Por isso, é essencial que eles tenham acesso e usem corretamente os EPI. Além disso, a empresa deve cuidar para renová-los de acordo com as datas de validade.
Ainda, não basta conceder o EPI. É essencial que a empresa fiscalize o uso correto e diário do equipamento.
Ofereça plano de saúde empresarial
Por fim, lembre-se que em algumas situações não basta prevenir. Portanto, para casos em que a prevenção não é suficiente, garanta a tranquilidade com a oferta de um plano de saúde empresarial.