01/11/2021

Quais cursos fazer para se tornar um especialista em Finanças?

Business-g559090a47_640

Entender quais cursos fazer para se tornar um especialista em finanças é um conhecimento essencial para todas as pessoas que desejam avançar seus conhecimentos financeiros para sua vida pessoal ou para se aprimorar na gestão de empresas. Afinal de contas, o conhecimento em finanças tem muitas aplicações práticas no dia a dia e é vital para quem quer alcançar objetivos monetários de alto nível.

Hoje em dia, com a situação da economia, saber quais cursos fazer para se tornar um especialista em finanças é vital para navegar bem pelo cenário de inflação recorde. Não é à toa, por exemplo, que tantas pessoas estão entrando na Bolsa de Valores no momento e começando a investir em Bitcoin para combater a desvalorização do Real.

Mas quais cursos fazer para se tornar um especialista em finanças e se adaptar a vários cenários? É o que veremos a seguir!

Quais cursos fazer para se tornar um especialista em finanças: 5 opções

1. Finanças corporativas e métricas de valor

Se você quer investir em ações para ganhar dinheiro no longo prazo, precisa saber identificar as empresas certas para aplicar seu dinheiro. Afinal de contas, não adianta muita coisa comprar ações se você escolher as companhias aleatoriamente e, assim, correr riscos desnecessários.

Portanto, é vital saber ler os balanços comerciais das empresas na Bolsa e identificar aquelas que são bem geridas e têm potencial de crescimento. Essas que possuem uma maior tendência de se valorizar no longo prazo, mesmo que estejam em queda no momento.

Em um dos principais cursos da Alcator, você aprenderá justamente isso: como identificar boas empresas ao ler seus relatórios contábeis, constatando oportunidades de ouro para seus investimentos.

2. Macroeconomia

Quando a taxa de juros Selic sobe, isso é bom ou ruim para sua carteira de investimentos? O que esperar do mercado quando o governo anuncia determinada ação? Tudo isso faz parte do reino da Macroeconomia, o contexto nacional dos impactos econômicos em toda a sociedade.

Um exemplo básico a ter em mente é compreender que cenários de risco afastam investidores internacionais. Isso derruba a Bolsa e aumenta o dólar. Com esse conhecimento, você sabe o que fazer para se proteger em cada cenário.

3. Opções

O mercado de opções é um dos mais versáteis do mercado financeiro, sendo importante conhecê-lo se você for um investidor, mas também um gestor de negócios.

Opções são contratos de mercados futuros que garantem ao portador a opção de comprar um ativo por um valor predeterminado.

Por exemplo, suponha que a sua empresa trabalhe com importação e queira se proteger da variação do dólar. Ela pode propor um contrato de opções para comprar, digamos, $100.000,00 dólares 2 meses no futuro por R$5,39. Se chegar nessa data e o dólar estiver mais caro, a empresa executa o contrato e se protege da variação do dólar.

Entender como o mercado de opções funciona é essencial para identificar boas oportunidades de investimento e como se proteger.

4. Análise técnica

A Análise Técnica é o nome dado para a análise de gráficos de movimentação do preço de ativos, como ações, commodities e outros. Com base nessa análise, é possível identificar movimentos de tendência de curto, médio e longo prazo, além de reconhecer padrões que indicam para onde um ativo irá: se ele vai se valorizar, desvalorizar ou seguir estável em cada um dos prazos mencionados.

Conhecer a Análise Técnica é vital para quem quer ganhar dinheiro na Bolsa de Valores no curto prazo, em muitas vezes no curtíssimo prazo do Day Trade. Afinal, esse conhecimento indica os prováveis movimentos dos ativos, o que pode resultar em oportunidades de ganhos.

Por exemplo, se a tendência de médio prazo de um ativo é de crescimento, mas no curto prazo ele caiu e também deu um sinal de reversão de tendência, então ele muito provavelmente vai subir nos próximos dias. Portanto, vale a pena comprá-lo agora para vender mais para frente.

5. Gestão de risco

Por fim, todo investidor ou empreendedor precisa dominar os conceitos básicos de gestão de risco. Afinal de contas, investir (seja em uma empresa, seja em ativos financeiros) é lidar com risco, expectativa e retorno.

Sem saber como gerenciar bem um risco, diversificar suas aplicações sem pulverizá-las e como seguir ativos que sejam de acordo com o seu perfil de investidor, não há grandes chances de ter sucesso na área financeira.

Pronto! Agora que você já sabe quais cursos fazer para se tornar um especialista em finanças, é hora de colocar esse conhecimento em prática e começar a estudar para se tornar um grande conhecedor das finanças. Esse tipo de informação e conhecimento permitirá que você possa navegar a sua vida financeira e a sua empresa (caso tenha) pelos mares da nossa economia da maneira mais vantajosa possível para você.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo dizendo qual o seu nível de conhecimento em finanças e quais são os seus objetivos financeiros de longo prazo!

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×