17/10/2008

PUCPR novamente entre as melhores universidades do País no Guia do Estudante 2008

Instituição amplia cursos avaliados com conceito excelente e muito bom


A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) está mais uma vez entre as melhores universidades do País, segundo o Guia do Estudante - Melhores Universidades 2008, publicado pela Editora Abril. Na edição deste ano, 37 cursos da PUCPR receberam cinco, quatro e três estrelas, conceitos considerados excelente, muito bom e bom. A publicação estará nas bancas a partir de novembro. A Universidade também é finalista do IV Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante Banco Real, categoria Sustentabilidade, com o projeto Ecohabitare. O vencedor será conhecido em cerimônia aberta, no dia 10 de novembro, em São Paulo.

Os cursos de Pedagogia, Desenho Industrial, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Administração (São José dos Pinhais) receberam a pontuação máxima. Outros 18, com quatro estrelas, foram considerados muito bons, e 14 receberam conceito bom, segundo o Guia (confira abaixo a tabela). Os cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação obtiveram cinco estrelas pela segunda vez consecutiva. Os cursos de Pedagogia, Desenho Industrial e Administração (São José dos Pinhais) subiram de quatro para cinco estrelas. Pela primeira vez, o curso de Direito, Câmpus Londrina, aparece na avaliação do Guia, com quatro estrelas, conceito considerado muito bom. E os cursos de Administração (Toledo), Direito (São José dos Pinhais), Ciências Econômicas (Curitiba) receberam três estrelas, conceito bom.

Para o Pró-reitor de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, Robert Burnett, a avaliação do Guia é importante. "Serve de referência para os familiares e estudantes, principalmente nesta época do ano, em que se aproxima o Vestibular", diz.


Para o diretor do curso de Desenho Industrial, Jaime Ramos, vários itens influenciaram a classificação do curso pontuado com conceito máximo. Entre eles, o corpo docente, o projeto pedagógico e a estrutura da Universidade. "A qualificação excelente do corpo docente constituída por professores que apresentam expressiva atuação profissional, sendo em sua maioria doutores e mestres, além do projeto pedagógico atualizado e alinhado com as necessidades atuais da formação de profissionais na área do Design tornam o nosso curso um dos melhores do País", conta. "Temos ótimos laboratórios de computação gráfica, fotografia e de modelos e protótipos, atualizados para apoiar os projetos desenvolvidos pelos alunos", avalia.


O diretor ainda enfatiza a atuação dos professores na pesquisa e Pós-Graduação, "o que contribui para melhorar a qualidade do ensino na Graduação, além da formação dos alunos que incentiva o empreendedorismo e a atuação centrada na realidade prática do design nas empresas", completa.


De acordo com a diretora do curso de Pedagogia, Maria Silvia Bacila Winkler, a classificação no Guia do Estudante é resultado de um esforço conjunto de professores, alunos e da administração da PUCPR, que tem objetivos claros com relação à constante melhoria do curso. "A conquista é resultado, principalmente, de um trabalho sério de investimento na qualificação do corpo docente", afirma.


O diretor do curso de Administração (São José dos Pinhais), que integra a Escola de Negócios da PUCPR, Paulo Baptista, acredita que entre os fatores que influenciaram o conceito cinco estrelas está o corpo docente com excelentes mestres e doutores, o Mestrado e Doutorado com conceito 5 na Capes e o projeto pedagógico. "São freqüentes as discussões sobre a atualização de conteúdos, sempre coordenadas por quem tem Doutorado", diz.


Além disso, Baptista acredita que o curso teve avaliação excelente pela forte aproximação com o mercado de trabalho, além das atividades realizadas durante o ano. "Todas as sextas-feiras, no Hora Certa, convidamos executivos experientes para conversar com nossos alunos, além das semanas acadêmicas e palestras com temas atuais", conta.


Confira a classificação dos cursos da PUCPR no Guia de Estudante 2008


Câmpus Curitiba


***** Desenho Industrial, Engenharia da Computação, Pedagogia, Sistemas de Informação

**** Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia, Relações Públicas, Secretariado Executivo, Serviço Social, Turismo

*** Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Nutrição, Publicidade e Propaganda


Câmpus Londrina


**** Administração, Direito

Câmpus São José dos Pinhais

***** Administração

*** Ciências Contábeis, Direito, Medicina Veterinária

Câmpus Toledo

*** Administração



Fabiana Ferreira
Assessoria de Comunicação da APC
(41) 3271.1310 / 3271.2534

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×