22/05/2020

Publicado o resultado da Avaliação de Cursos Novos

As instituições de ensino superior podem pedir a reconsideração do resultado até o dia 10 de junho

 

A CAPES divulgou, nesta quinta-feira, 21, o resultado da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN). Elas foram analisadas na 194ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), reunido entre os dias 11 e 15 de março, na sede da Coordenação.

As instituições de ensino superior (IES) podem apresentar um pedido de reconsideração do resultado até o dia 10 de junho. Também foi publicado pela CAPES o documento com as orientações para esse pedido, com base na Portaria nº 33 de 2019. Apenas as petições homologadas pela Pró-Reitoria serão analisadas.

O roteiro para acesso às fichas de avaliação está disponível aqui.

 

APCN
A submissão das propostas é a primeira etapa para a criação de um curso de mestrado ou doutorado no Brasil. Os pedidos são feitos por meio da Plataforma Sucupira.

Após a publicação do resultado definitivo pela CAPES, a documentação do futuro curso será encaminhada à Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE), para decidir sobre sua autorização e reconhecimento além da homologação pelo ministro de Estado da Educação.

Findo este processo, as IES terão até um ano, prorrogável por igual período, para iniciarem os cursos, nas formas e condições previstas na proposta. Esses Programas de Pós-Graduação só poderão receber apoio da CAPES, como bolsas de estudo e outros custeios, depois de 12 meses de pleno funcionamento.

CTC-ES
CTC-ES é um órgão colegiado da CAPES, com competências para propor critérios e procedimentos de acompanhamento e avaliação da pós-graduação e dos programas executados pela CAPES, no âmbito da educação superior. O conselho participa também na elaboração da proposta do Plano Nacional de Pós-Graduação.

São membros do CTC-ES os diretores de Avaliação, Programas e Bolsas no País e Relações Internacionais da CAPES, representantes das três grandes áreas do conhecimento, um membro da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e outro do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Graduação (FOPROP).

 Redação CCS/CAPES - 21.05.2020

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