Prorrogado prazo para participação em pesquisa inédita do PNLD
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para 24 de novembro o prazo para docentes da rede pública responderem como têm utilizado as obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Essa é a primeira iniciativa de diagnóstico do programa. Para o ano letivo de 2024, o PNLD disponibilizou 194,6 milhões de exemplares, com investimentos de R$ 2,14 bilhões na compra e distribuição de obras.
A intenção da pesquisa é ouvir educadores de todo o país para compreender como escolas, docentes e redes de ensino têm utilizado as obras, assim como para definir perspectivas futuras do programa. Os gestores escolares já receberam uma mensagem de e-mail com o link que devem encaminhar às suas equipes, mas o endereço eletrônico também está disponível no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) e pelo QR Code abaixo:
Uma das maiores políticas de distribuição de livros do mundo, o PNLD fornece obras didáticas, pedagógicas e literárias, bem como outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita para as escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital. A pesquisa — desenvolvida pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC por meio da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage) e da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD) — utilizará diferentes instrumentos para ouvir os vários atores do PNLD.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB - 19.11.2024