Prorrogado o prazo de adesão de universidades ao Programa Abdias Nascimento
Iniciativa prevê apoio financeiro de R$ 200 mil a cada um dos 20 projetos acadêmicos aprovados. Inscrições até 30 de outubro
O prazo de adesão de instituições públicas de educação superior ao Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento foi ampliado para 30 de outubro. O programa prepara estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, com deficiência e altas habilidades, para o ingresso na pós-graduação.
Podem aderir universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições estaduais, municipais e comunitárias com avaliação positiva em programas de mestrado e doutorado da Fundação Capes. Para tanto, o programa irá apoiar propostas de cursos de formação preparatória para pós-graduação de diferentes instituições de educação superior.
Dados da Coordenação de Relações Estudantis da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação mostram que até terça-feira (30), tinham aderido ao programa as universidades federais da Bahia (UFBA), de São Paulo (Unifesp), de São João del-Rei (UFSJ), de Uberlândia (UFU) e do Amazonas (Ufam).
Acesso
O objetivo principal da formação é o de estimular pessoas provenientes de segmentos sociais sub-representados na educação superior a prosseguir os estudos. O edital do programa prevê o apoio financeiro a 20 projetos, que terão duração de dois anos — até 2016 —, com o mínimo de uma turma por ano. Cada projeto aprovado receberá R$ 200 mil.
Há ainda o propósito de promover a diversidade de áreas do conhecimento nos cursos de mestrado e doutorado e de institucionalizar experiências de formação preparatória para processos seletivos no contexto das ações afirmativas.
Inscrição
Cada instituição poderá submeter até três propostas de diferentes áreas do conhecimento. A documentação exigida deve ser encaminhada pela internet, em PDF, e impressa pelos correios.As propostas em formato eletrônico deverão ser enviadas até o dia 30 para o e-mail preacademico@mec.gov.br.
Dentre os documentos a serem enviados é preciso anexar formulário de inscrição disponível no edital, resoluções do conselho universitário sobre o programa de ação afirmativa se houver, currículo dos responsáveis e ementas de cursos/disciplinas/seminários, metodologia e procedimentos para avaliação.
O resultado será divulgado no dia 05 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas no site do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento.