21/10/2014

Projeto Zoonoses: Relações de Saúde e Responsabilidade Entre Homem e Animais no Município de Senhor do Bonfim, Bahia

PROJETO ZOONOSES: RELAÇÕES DE SAÚDE E RESPONSABILIDADE ENTRE HOMEM E ANIMAIS NO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM, BAHIA

 

Marta Maria Oliveira de Santana – Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Bacharel em Medicina Veterinária (UFBA), Licenciada em Ciências Biológicas (UFBA), Especialista em Vigilância Sanitária e Epidemiológica (UNAERP), Mestre em Saúde Animal nos Trópicos (UFBA) e Doutoranda em Saúde Animal nos Trópicos (UFBA). (E-mail: mmevsantana@hotmail.com)

 

Aline Matos Viana. Licenciada em Ciências Biológicas (UNEB)

Maria Ildivânia de Souza Leonor. Licenciada em Biologia (UNEB) e em Pedagogia (UVA)

Fernando José Lima Santos. Discente em Ciências Biológicas (UNEB)

Rone Everton Jesus Santana. Discente em Ciências Biológicas (UNEB)

Gilmara Araújo Portugal. Bacharel em Enfermagem (UNEB)

Soraia Santos da Silva. Bacharel em Enfermagem (UNEB)

Deisiane Elias do Nascimento. Bacharel em Enfermagem (UNEB)

Geórgia Narjara Silva dos Santos. Bacharel em Enfermagem (UNEB)

Fabricia Tenório da Silva. Bacharel em Enfermagem (UNEB)

 

RESUMO: Segundo o comitê da Organização Mundial de Saúde as zoonoses são doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos; então, para a manutenção da homeostasia do convívio entre esses organismos no mesmo ambiente faz-se necessário que medidas preventivas e profiláticas sejam estabelecidas para que estas relações não sejam prejudicadas. Dentre as patologias que ocorrem destacam-se as dermatológicas, respiratórias, alérgicas, etc. O projeto zoonoses concebido enquanto um projeto educativo e extensionista da Universidade do Estado da Bahia, tem por objetivo orientar as populações de bairros populosos e carentes do município de Senhor do Bonfim, Bahia, através de palestras educativas da prevenção de zoonoses enfatizando o correto manejo dos animais domésticos e enfocando a conscientização da guarda responsável na tentativa de prevenir a transmissão de doenças.

 

Palavras chaves: zoonoses, posse responsável, prevenção, educação sanitária.

 

INTRODUÇÃO

 

A definição de zoonoses segundo relatório conjunto da OMS e da FAO de 1958 determina como doenças e infecções naturalmente transmitidas entre os animais vertebrados e o homem. Atualmente, a maioria das doenças infecciosas emergentes são zoonóticas e a fauna constitui um grande reservatório sendo, entretanto muitas vezes desconhecido ao homem (CHOMEL, BELOTTO e MESLIN, 2007).

Os animais de estimação oferecem aos seres humanos uma série de benefícios comunitários, todavia medidas de manejos adequados devem ser tomadas para que seja evitada a disseminação de agentes infecciosos desses animais para a espécie humana (ROBERTSON et al, 2000).

As doenças que acometem o homem podem ser classificadas de acordo com a fonte de infecção como antroponose quando a fonte de infecção é a espécie humana e a transmissão intra-humana é comum e a sapronose quando a fonte de infecção é um agente abiótico ou o habitat onde o agente etiológico da doença normalmente desenvolve-se, cresce e se reproduz (LERDERBER, 1997).

As zoonoses também podem ser classificadas de acordo com o ecossistema nas quais se manifestam, podendo ser tanto sinantrópicas quando ocorre um ciclo doméstico, ou seja, urbano, onde as fontes de infecção são os animais domésticos, quanto exoantrópicos, ocorrendo assim, um ciclo silvestre como as arboviroses (PAVLOVSKY, 1966).

De acordo com Zahler et al (1999) dentre as zoonoses destacam-se as sarnas por acometer os seres humanos e uma grande variedade de animais domésticos e selvagens. Um enfoque principal é dado ao agente etiológico Sarcoptes scabei, que infesta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo (ARLIAN, 1985); apesar de muitas vezes os danos causados pela escabiose ou sarna sarcóptica serem subestimados é uma doença grave que pode levar a uma dermatite pruriginosa, podendo evoluir para infecção bacteriana secundária culminando em celulite, linfangite ou uma glomerulonefrite aguda (KEMP et al, 2002), e se não tratada em muitas espécies animais pode evoluir para um quadro grave e provocando a morte (ALONSO DE VEGA et al, 1998; BROTOWILOYO, 1987; KEMP et al, 2002).

Cães e caninos selvagens são frequentemente infestados pelo ectoparasita Sarcoptes scabei, var. Canis (PENCE et al, 1975; 1983). O ácaro pode induzir uma resposta imune mediada por células nas regiões próximas ao local de instalação da lesão (HANCOCK e WARD, 1974; FALK, 1980, 1981; MORSY e GAAFAR, 1989; ARLIAN et al, 1994).

Então para uma perfeita harmonia e homeostasia nas inter-relações entre os homens e os animais domésticos faz-se necessário que um comportamento adequado seja adotado, bem como haja um maior esclarecimento para a população carente de informações que os tornem conscientes das formas corretas de manejo com os animais domésticos.

O objetivo deste trabalho foi à orientação sobre zoonoses da população residente em bairros populosos e carentes do município de Senhor do Bonfim, situado na mesorregião Centro Norte Baiano, e totalmente inserido no semiárido. Especificamente objetivamos realizar palestras de educação sanitária voltadas à comunidade selecionada; apresentar à população local as principais zoonoses que acometem homem e animais domésticos; orientar a comunidade sobre posse e responsabilidade; alertar a comunidade sobre as zoonoses e a importância dos hábitos de higiene animal.

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 

Os procedimentos realizados consistiram em se realizar reunião semanal com os discentes dos cursos de Licenciatura em Biologia e Bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia-Campus VII, envolvidos no projeto. Essas reuniões serviram para apresentação dos conteúdos teóricos e orientação das atividades desenvolvidas em campo. Nessas reuniões foram organizados os questionários para obtenção de informações da população local sobre a forma de relacionamento entre o homem e os animais domésticos.

Posteriormente esses alunos foram divididos em subgrupos para ser aplicado questionário investigativo pelos discentes. O levantamento teve a função de traçar o perfil das famílias, levantar o quantitativo de animais e averiguar a rotina dos cuidados com os cães no bairro do Alto da Maravilha. Assim, em campo as atividades constaram de identificação e seleção das residências onde há animais domésticos; aplicação de questionários; avaliação das condições de saúde dos cães domésticos; identificação dos animais acometidos com alterações nas condições de saúde; orientação da população para o tratamento dos animais acometidos com alterações na pele; realização de palestras mensais para as comunidades locais sobre temas relacionados às zoonoses.

 

RESULTADOS

 

O projeto já realizou a avaliação de 200 residências, conforme relatado a seguir.

Das 200 residências visitadas em 50 houve presença de cães, e dentre esses 40% apresentaram algum tipo de infecção cutânea. Essas infecções corresponderam a erupções cutâneas, pápulas, intenso prurido e coceiras, bem como regiões de alopecia, indicativos clínicos de sarnas.

Em todos os animais realizou-se o exame clinico, mas, naqueles com evidências cutâneas (lesões epiteliais) se realizou o parasitológico de pele (raspado cutâneo).

Esses dados indicam que dos animais avaliados no bairro do Alto da Maravilha, em Senhor do Bonfim, Bahia, o fato de existir 40% de animais com resultado positivo para a zoonose sarna, indica um alto grau de ocorrência para aquele bairro. Esses dados indicam, assim, alto índice de infestações desses animais que convivem diariamente com seus donos e com demais moradores do bairro.

O trabalho de sensibilização da população sobre a necessidade de responsabilidades nas relações com os animais que convivem com humanos foi muito bem aceita pela comunidade. A realização deste estudo tem permitido à população carente do bairro Alto da Maravilha a oportunidade de obter orientações sobre o perigo das zoonoses e sobre a posse responsável de animais.

Aos alunos universitários envolvidos com o Projeto, o mesmo tem proporcionado o contato com a pesquisa por meio da iniciação científica e o envolvimento destes com a comunidade, o que resulta em experiência mútua enriquecedora.

 

CONSIDERAÇÕES

 

A consolidação do grupo de docentes e discentes envolvidos, bem como a parceria entre a Universidade e a comunidade tem sido um objetivo perseguido desde o início da aplicação desse projeto.

O atual projeto tem como contrapartida o compromisso de participação ativa de seus componentes, suas instituições, equipamentos e insumos; não contando com o auxílio de empresas ou quaisquer entidades de natureza privada.

O projeto desenvolve um impacto social importante haja vista que tem sido feito um trabalho de educação em saúde e conscientização das pessoas acerca da necessidade da relação responsável entre o homem e os animais e também enfatizada a inter-relação entre a comunidade local com a comunidade universitária.

Com esse projeto, a Universidade do Estado da Bahia, enquanto instituição produtora e aplicadora de conhecimentos e corresponsável por mudanças de hábitos e estimuladora de valores, participa ativamente da construção de uma cidadania efetiva no semiárido baiano.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ALONSO DE VEGA, F.; MENDEZ DE VIGO, J. ORTIZ SANCHEZ, J., MARTINEZ CARRASCO PLEITE, C., ALBADALEJO SERRANO, A., RUIZ DE YBANEZ CARNEIRO, M. R. Evaluation of the prevalence of sarcoptic mange in slaughtered fattening pigs in southeastern Spain. Vet. Parasitol. 76, 203-209. 1998.

ARLIAN, L.G., RUNYAN, R.A., SOFTIE, L.B., VYSZENSKI-MOBER, D.L. AND ESTES, S.A., Characterization of Sarcoptes scabiei var. canis (Acari: Sarcoptidae) antigens and induced antibodies in rabbits. J. Med. Entomol., 22: 321-323. 1985.

ARLIAN, L. G. MORGAN. M. S., VYSZENSKY-MOHER, D.L. AND STEMMER, B. L., Sarcoptes scabiei. The circulation antibody response and induced immunity to scabies. Exp. Parasitol., 78. 37-50. 1994.

BROTOWIJOYO, M.D., Scabies pada hewan Dan permasalahannya. Bull. FKHUGM 7, 1-5. 1987.

CHOMEL, B. B.; BELOTTO, A.; MESLIN, F. X. Wild animals, exotic pets and emerging zoonoses, Emerging Infections Diseases. n.13, v.1, p.16-11, Jan. 2007.

FALK., E. S. Serum immunoglobulin values in patients with scabies. Br. Journal Dermatology, 102. 57-61.1980.

FALK., E. S. Serum IgE before and after treanent for scabies. Allergy, 36. 167-174. 1981.

HANCOCK, B. W., AND WARD, A. M. Serum immunoglobulin in scabies. Journal Investigation Dermatolology, 63: 482-484.1974.

KEMP, D J., WALTON, S. F. HAMURAL, P., CURRIE, B.J. The scourge of scabies. Biologist (London) 49, 19-24. 2002.

LERDERBERG, J. Infectious diseases as an evolutionary paradigm, Emerging Infectious Diseases. v. 3, p. 417-423. 1997.

MORSEY, G. H. AND GAAFAR, S. M. Responses of immunoglobulin secreting cells in the skin of pigs during Sarcoptes scabei infestation. Veterinary Parasitology, 33. 165-17. 1989.

PAVLOVSKY, P. T. Natural das doenças transmissíveis urbanas. University of Illinois Press, 1966.

PENCE, D. B. CASTRO, S.D. AND SAMUEL, W.M. Variation in the chaetotaxy and denticulation of Sarcoptes scabei (Acarina. Sarcoptidae) from wild canids. Acarologia, 17: 160-165. 1975.

PENCE, D. B., WINDBERG, L.A., PENCE, B. C AND SPROWLS, R. The epizootiology and pathology of sarcoptic mange in coyotes, Canis latrans, from south Texas. Journal Parasitology, 69. 1100- 1115. 1983.

ROBERTSON, P. J.; KYMBERY, A. J.; THOMPSON, R. C. A. The role of comparion animals in the emergence of parasites zoonoses. International Journal for Parasitology. v. 30, p. 1369-1377, nov. 2000.

ZAHLER, M., ESSIG, A. GOTHE, R., RINDER, H., Molecular analyses suggest monospecificity of the genus Scorptes (Acari Sarcoptidae). International Journal for Parasitology. v.29, 759-766. 1999.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×