27/11/2014

Projeto pedagógico escolar associa matemática à arte

Projetopedagogico

Proposta interdisciplinar em escola de Uberlândia (MG) propõe atividades a partir da análise de obras artísticas

A professora Janaína Aparecida de Oliveira, da Escola Municipal Sérgio Oliveira Marques, em Uberlândia, associou matemática à arte para tornar a disciplina mais interessante aos 134 alunos do 9º ano.

Além das formas geométricas, principal conteúdo trabalhado no projeto "O Conhecimento e a Arte da Pintura", os estudantes se dedicaram ao contexto geográfico, à composição das cores, entre outros, com a análise de obras de Pablo Picasso, Jorges Braque e Tarsila do Amaral. Eles produziram, a partir daí, 32 telas que serão expostas em um vernissage nesta sexta-feira, 28, na escola.

A ideia de integrar as disciplinas aconteceu durante visitas aos museus de São Paulo que a professora fez por meio do programa Novos Talentos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Iniciativa fomentada pela Fundação Capes que promove atividades extracurriculares para professores e alunos da educação básica.

"Apreciando obras de grandes pintores, como Picasso, enxerguei a Geometria", disse. De volta à escola, o envolvimento da comunidade escolar com a proposta de criação de quadros pelos alunos a partir de formas geométricas foi tão positivo que outros sete professores se envolveram no projeto, desenvolvido no segundo semestre.

A professora de História, Priscilla Brunelli, disse que a experiência foi importante para que os alunos percebessem que as áreas do conhecimento estão relacionadas. "Conseguimos estimulá-los a romper com as fronteiras colocadas pelas disciplinas", disse.

O aluno Matheus Moura, de 14 anos, afirmou que o projeto contribuiu para mudar a postura dele diante da Matemática. "Começamos a ver que as teorias podem ter aplicação na vida", disse.

Novos Talentos

O programa Novos Talentos teve seu primeiro edital lançado em 2010, pelo qual foram selecionadas 61 propostas e, desde então, vem crescendo em números de propostas e projetos aprovados, chegando a 84 projetos em sua última edição lançada em 2012.

O programa tem como objetivo apoiar propostas para a realização de atividades extracurriculares para professores e alunos da educação básica, tais como cursos e oficinas, visando à disseminação do conhecimento científico, ao aprimoramento e à atualização do público alvo e à melhoria do ensino de ciências nas escolas públicas do País.

Fonte: Fundação Capes

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