Projeto "AGU nas Universidades" divulgará atuação do órgão em instituições de ensino

As instituições de ensino superior, públicas e particulares, terão em breve a oportunidade de saber mais sobre a experiência jurídica e administrativa da Advocacia-Geral da União (AGU), por meio de um projeto criado para aproximar o órgão federal do mundo acadêmico. O "AGU nas universidades" foi instituído por meio da Portaria nº 94/2015, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira(30/3), e prevê a assinatura de acordos de cooperação técnica que permitirá demonstrar como advogados públicos e procuradores federais atuam na defesa do Estado.
A celebração dos acordos ficará a cargo da Escola da AGU (EAGU). Entre as ações previstas está a de que membros do órgão realizem palestras gratuitas nas universidades parceiras. Além disso, as bibliotecas das instituições poderão receber periódicos e publicações técnicas.
Outra possibilidade é a de que professores e alunos participem dos concursos de monografias e teses sobre os temas relacionados à atuação da Advocacia-Geral. A AGU também pretende abrir as portas para visitas guiadas às unidades do órgão.
Segundo a diretora da EAGU, Juliana Sahione, o projeto é uma oportunidade de aumentar a convivência de estudantes e professores, mostrar como funciona a atividade exercida pela instituição e as carreiras para, dessa forma, dar publicidade à atuação da Advocacia-Geral.
"O contato dos universitários com a atividade exercida pela AGU acontece num momento muito pequeno, no final do curso de direito. Não dá tempo de eles se apaixonarem pela carreira. Queremos que eles conheçam e se interessem pelo trabalho da AGU para, quem sabe futuramente, tornarem-se membros do órgão", afirma a diretora.
A portaria que instituiu o projeto prevê a formação de uma comissão executiva nacional, que terá a missão de definir, em até 60 dias, as diretrizes gerais do programa. O mesmo grupo deverá acompanhar a execução dos acordos de cooperação técnica e apresentar as linhas temáticas definidas para a coordenação do programa junto às universidades.
De acordo com a diretora Sahione, o processo de execução do projeto deverá ser descentralizado, com maior espaço para a participação das regionais da EAGU e das chefias das unidades. A Escola também estuda a melhor forma de incentivar os membros a se engajarem no programa.
A EAGU é um órgão da Advocacia-Geral da União.
Flávio Gusmão