Programa seleciona bolsista para atuar na Universidade de Bolonha
Podem concorrer a bolsas de estudo professores e pesquisadores de distintas áreas acadêmicas. Inscrições até 1º de março
A Fundação Capes divulgou, nesta sexta-feira (28), o novo edital do Programa Cátedra Capes/ Universidade de Bolonha, que irá conceder bolsa a notável professor e pesquisador sênior do Brasil. As inscrições terminam no dia 1º de março de 2015.
O interessado deve ser especialista em qualquer disciplina ou área acadêmica, para lecionar e pesquisar na Universidade de Bolonha, Itália.
A Cátedra Capes/Universidade de Bolonha pretende com a seleção aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de ciência e tecnologia brasileiros e estrangeiros.
Objetivo é promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil e na Itália, destacando nos meios universitário e de pesquisa italianos o desempenho de notáveis cientistas brasileiros em todas as áreas do conhecimento.
Seleção
Serão selecionados até dois pesquisadores, cada um pelo período de um semestre acadêmico. As atividades da cátedra ocorrerão durante o ano acadêmico de 2015/2016.
O professor selecionado deve estar em efetivo exercício no magistério da educação superior no momento da seleção, e possuir título de doutor há pelo menos cinco anos.
Benefícios
Entre os benefícios estão previstos mensalidade, auxílio instalação, auxílio seguro saúde, auxílio deslocamento e acomodação, esta última fornecida pela Universidade de Bolonha.
Durante o período da bolsa, o candidato terá acesso às instalações e serviços da universidade normalmente concedidos a pesquisadores visitantes, como espaço para escritório e conexão para internet; acesso a laboratórios e seus equipamentos; acesso a bibliotecas de modo a garantir o sucesso das atividades letivas e de pesquisa executadas pelo bolsista.
Acesse o edital na íntegra.
Fonte: Fundação Capes