Programa Petrobras Jovem Aprendiz é apresentado oficialmente
Solenidade será nesta terça-feira.
A primeira turma de alunos do Programa Petrobras Jovem Aprendiz desenvolvida pela Alberto Pasqualini - Refap S.A. concluiu o módulo de formação básica do curso e está iniciando a segunda etapa da qualificação profissional. Os participantes são 52 jovens com idades entre 16 e 18 anos, moradores dos municípios de Canoas e Esteio, que na etapa inicial receberam noções de afirmação da identidade, conhecimentos sobre a Refap, educação e cidadania, tecnologia, qualidade de vida, mundo do trabalho, responsabilidade social, ambiental e organização social. Para apresentar oficialmente o Programa, a empresa fará uma solenidade na próxima terça-feira, 24/07, às 20h, no Clube dos Empregados da Petrobras (avenida Getúlio Vargas, 1101), com a presença da direção da refinaria, de representantes dos parceiros do Jovem Aprendiz, dos estudantes e seus familiares, e de autoridades. No evento, também será exibido o documentário "Um Dia... Um Amanhã", produzido pelos alunos durante o primeiro módulo.
Para a segunda parte, os jovens optaram entre os cursos de Auxiliar de Mecânica Industrial, Eletricista Instalador e Auxiliar Administrativo. É importante destacar que a oferta feita pela Refap foi definida a partir da demanda dos alunos selecionados. O módulo, que terá duração de aproximadamente 800 horas de atividades, será realizado no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Canoas. A terceira e última etapa abrange a vivência profissional, com possibilidade de práticas na empresa.
O Programa oferece aos participantes carteira de trabalho assinada e benefícios como salário mínimo integral, 13º salário, férias coincidindo com as férias escolares, vale transporte, FGTS (2%) e ticket refeição.
No Rio Grande do Sul, o Programa Petrobras Jovem Aprendiz é uma parceria entre a Petrobras, Refap, BR Distribuidora, Transpetro, Centro Federal de Educação Tecnológica, Fundação Abrinq dos Direitos da Criança e do Adolescente, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul.
(Envolverde/Assessoria)