Programa oferece bolsas de iniciação em telecomunicações
Podem participar instituições públicas, comunitárias ou privadas que desenvolvam atividades tecnológicas. Inscrições até 23/10
Instituições interessadas em participar do programa de desenvolvimento tecnológico e inovação (Pibiti) na área de telecomunicações podem submeter propostas para concorrer a bolsas de iniciação tecnológica. As inscrições estão abertas podem ser efetuadas até o dia 23 de outubro.
A chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) destina-se a instituições públicas, comunitárias ou privadas que desenvolvam atividade de desenvolvimento tecnológico e inovação e tenham instalações próprias para tal fim. Confira edital completo.
A modalidade da bolsa é iniciação tecnológica, com duração de até oito meses. Os resultados finais serão divulgados em dezembro e as bolsas também serão implementadas no mesmo mês. Os interessados devem apresentar as propostas e enviá-las, pela internet, mediante o preenchimento do formulário de propostas disponível na Plataforma Carlos Chagas.
Inscrições
Para se inscrever no programa, o representante institucional deve apresentar anexado ao formulário de inscrição on-line, documento obrigatório. No caso das instituições já participantes é preciso enviar o relatório institucional. Novas instituições, devem apresentar uma nova proposta.
Confira abaixo o passo a passo para realizar o preenchimento do formulário na Plataforma Carlos Chagas:
- Abrir o site do CNPq e clicar em Plataforma Carlos Chagas;
- Na Plataforma Carlos Chagas, clicar em Novos Usuários;
- Inserir CPF e senha do Representante de iniciação científica, cadastrado do Diretório de Instituições;
- Clicar na palavra 'aqui' para abrir a lista dos editais/chamadas disponíveis para a apresentação de propostas de bolsas e auxílios. Rolar a página para baixo até bolsa institucional , onde o formulário estará disponível;
- No campo palavras-chave informar palavras relacionadas a Pibiti, iniciação tecnológica, inovação etc;
- Para instituições já participantes, no campo quantidade de bolsas o total deve indicar o número de bolsas já existentes na instituição somado à quantidade de bolsas novas solicitadas para o período 2014/2015.
O acesso ao formulário eletrônico estará disponível somente para o representante de iniciação científica da instituição.
Requisitos
Para participar, as instituições e os pesquisadores devem seguir alguns critérios para envio das propostas.
As instituições participantes precisam desenvolver atividades na área tecnológica e de inovação voltadas para telecomunicações, nas seguintes subáreas: comunicações ópticas, comunicações digitais sem fio, redes de transporte de dados, comunicações estratégicas.
Também é necessário manter comprovada interação com empresas e/ou com a comunidade e ter um representante de iniciação científica indicado pelo titular da instituição no diretório de instituições do CNPq.
Representantes de iniciação científica devem, necessariamente:
- Ser pesquisador com bolsa de produtividade em pesquisa ou produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq, ou pesquisador de perfil equivalente, no exercício do cargo de pró-reitor de pesquisa e pós-graduação;
- Estar cadastrado como Representante Institucional de Iniciação Científica no Diretório de Instituições do CNPq;
- Ter o currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.