Programa oferece bolsas de doutorado nos Estados Unidos
'Capes-Fulbright' concede até 30 bolsas a estudantes de ciências humanas, sociais, letras e artes. Inscrições até 12 de outubro
Candidatos interessados em participar da seleção para o programa 'Capes-Fulbright', que oferece bolsas de estágio doutoral em ciências humanas, ciências sociais, letras e artes nos Estados Unidos, podem se inscrever até 12 de outubro. A chamada foi divulgada noDiário Oficial da União (DOU) no dia 3 de setembro.
Serão concedidas até 30 bolsas de 9 meses de duração, com início em agosto/setembro de 2015 e término em abril/maio de 2016. No caso de o bolsista ser selecionado para o treinamento intensivo de inglês, a duração poderá estender-se por até 15 meses. O resultado está previsto para ser divulgado em dezembro deste ano.
Para participar, o candidato deve preencher on-line o formulário no site da Comissão Fulbright, com dados pessoais e educacionais, além de apresentar o projeto de pesquisa e encaminhar os documentos solicitados no edital. Confira oedital completo.
Requisitos
Para concorrer, o candidato deve atender aos seguintes requisitos, tais como:
- Possuir nacionalidade brasileira, não acumulada com a nacionalidade norte-americana;
- Estar regularmente acumulado em curso de doutorado no Brasil, recomendado pela Capes, nas áreas de ciências humanas, ciências sociais, letras e artes;
- Ter proficiência em língua inglesa;
- Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;
- Ter obtido um mínimo de créditos exigidos pelo programa de pós-graduação para realização do doutorado sanduíche no exterior.
Benefícios
Caberá a Fundação Capes a cobertura das principais despesas dos bolsistas:
- Moradia, alimentação e transporte local, no valor de US$ 1,3 mil mensais e adicional de U$ 400, no caso de o bolsista estudar em cidade considerada de alto custo;
- Auxílio-deslocamento de U$ 1.604 para permanência de até seis meses ou U$ 3.208, se a permanência for de sete a nove meses, valor dividido em duas parcelas;
- Auxílio-instalação de U$ 1,3 mil, em parcela única, para permanência de nove meses;
- Auxílio-seguro-saúde de U$ 90 mensais.
Será responsabilidade da Comissão Fulbright, custear a aquisição de livros ou computadores, até o valor de U$ 2 mil; a mensalidade complementar, fixa, de U$ 700, durante a permanência do bolsista nos Estados Unidos, e o auxílio para participação em eventos relacionados ao projeto de pesquisa do estudante, no valor máximo de U$ 1,2 mil.
De acordo com o nível de proficiência de inglês do bolsista – avaliado pela Comissão Fulbright – poderá ser oferecido curso de língua inglesa intensivo nos EUA, com até seis meses de duração, imediatamente anteriores ao início das atividades acadêmicas, incluindo estadia, taxas e material didático.
Fontes: Fundação Capes - Imprensa Nacional - MInistério da Educação