20/11/2018

Programa Missão Pedagógica no Parlamento 2019 está com inscrições abertas

Iniciativa recebe inscrições até o dia 03 de dezembro

Estão abertas as inscrições para o Programa Missão Pedagógica no Parlamento 2019. Promovido pela Câmara dos Deputados, o programa é uma capacitação em educação para democracia destinado a professores regentes, coordenadores, orientadores pedagógicos e diretores de escolas públicas. As inscrições podem ser feitas até 03 de dezembro.

O Missão Pedagógica no Parlamento é dividido em dois módulos: Encontro Presencial de 40 horas, que será realizado em Brasília, e Módulo de Aplicação na modalidade de educação a distância, de 50 horas.

O programa contempla duas trilhas de aprendizagem. A primeira estimula o conhecimento sobre o papel do Poder Legislativo para a democracia e oportuniza o aprendizado sobre cidadania, política, democracia e Poder Legislativo de forma contextualizada e reflexiva. Já o segundo estimula o educador a atuar como agente de educação para democracia na escola.

O Encontro Presencial aborda conhecimentos relacionados à democracia e representação, processo de produção das leis, participação do cidadão, conceitos de educação para democracia e letramento político, o papel da escola para a formação democrática e cidadã e experiências de projetos pedagógicos de intervenção inspiradores.

A Câmara dos Deputados arca com as despesas de transporte, hospedagem e alimentação para a participação dos selecionados no Encontro Presencial, em Brasília.

Já no Módulo de Aplicação, são abordadas a construção e a aplicação de projetos pedagógicos de educação para democracia no contexto escolar.

Confira AQUI o edital completo

Seleção
O ingresso no Missão Pedagógica no Parlamento 2019 se dá por meio da participação no curso “Educação para Democracia e o Parlamento”. São oferecidas 16 vagas por estado, totalizando 432 vagas. A inscrição no curso é feita por formulário eletrônico e as vagas são preenchidas por sorteio.

Participarão do Programa Missão Pedagógica no Parlamento os 54 educadores com melhores desempenhos no curso a distância, sendo dois por estado. 

Os requisitos para inscrição no processo seletivo são: estar atualmente trabalhando como professor regente, coordenador, orientador pedagógico ou diretor escolar dos Ensinos Fundamental e/ou Médio em escola pública; apresentar Termo de Ciência e Ateste da escola ou Secretaria de Educação e não ter participado de nenhuma edição do Programa Missão Pedagógica no Parlamento oferecido pela Câmara dos Deputados.

Certificado de participação

Os educadores que concluem o programa com êxito recebem certificado emitido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor) com carga horária de 130 horas. Os educadores que forem aprovados no curso “Educação para Democracia e o Parlamento”, mas não forem selecionados para participar do Missão Pedagógica no Parlamento, receberão certificado com carga horária de 40 horas.

Assessoria de Comunicação da Câmara dos Deputados

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×