Programa Jovem Aprendiz do Desporto é lançado no Distrito Federal
Iniciativa busca gerar oportunidades de formação e trabalho digno para adolescentes em instituições esportivas
Brasília (DF) ganhou uma importante ferramenta de desenvolvimento do esporte e de qualificação profissional para a juventude.
O Programa Jovem Aprendiz do Desporto (Jade/DF), iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego, busca gerar oportunidades de formação e trabalho digno para adolescentes em instituições esportivas. A ação também é realizada em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A iniciativa, que já envolvia aprendizes que trabalhavam em bancos em todo o País, passa a incorporar a área esportiva, por meio da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000).
O programa leva o aprendiz a conhecer, refletir e experimentar o mundo do trabalho, dando início a uma qualificação profissional no esporte.
A ação possibilita a prática e a administração esportiva e também a organização de eventos do setor, ampliando as perspectivas de mobilidade e trajetórias futuras do aprendiz no mercado de trabalho.
O aprendiz poderá atuar como auxiliar da prática esportiva, auxiliar da administração esportiva e auxiliar da organização de eventos esportivos.
O secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), Ricardo Cappelli, participou do lançamento do Jade/DF, comandado pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, na última semana.
Durante o evento, no Centro de Referência Leonel Brizola, Cappelli assegurou que o setor do desporto vive um momento extraordinário em relação à constância e ao volume de investimentos.
“O programa Jovem Aprendiz do Desporto é muito importante para o esporte brasileiro e terá um papel fundamental na formação de novos gestores com vínculo específico com o esporte brasileiro”, disse.
Ao admitir que a juventude é a faixa etária da sociedade brasileira que mais carece de geração de novos postos de trabalho, o ministro Manoel Dias afirmou que “o desporto é um grande campo para se desenvolver a aprendizagem. É através de parcerias como esta, que vamos ampliar cada vez mais a aprendizagem, qualificando o jovem para sua inserção no mercado de trabalho.”
A diretora de Programas Intersetoriais do Ministério do Esporte, Andréa Ewerton, o professor do Senac e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Júnior de Almeida, e da UFRJ, Fabio Zamberlan, e o comodoro do Iate Clube de Brasília, Edson Garcia, também prestigiaram o lançamento do Programa Jovem Aprendiz em Brasília.
Fonte: Ministério do Esporte