Programa em parceria com a França prorroga prazo de inscrição
Capes/Brafitec seleciona projetos de pesquisa em todas as especialidades de engenharia. Inscrições até 6 de outubro
A Fundação Capes divulgou nesta sexta-feira (26) o novo calendário para o edital do programa Brafitec. Serão selecionados projetos de parcerias universitárias em todas as especialidades de engenharia, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio entre Brasil e França.
A iniciativa pretende estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes. Interessados em participar podem se inscrever pelo site da Fundação até 6 de outubro.
Serão aprovados até 40 projetos, podendo haver alteração deste quantitativo mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária. O início das atividades está previsto para janeiro de 2015. Confira o edital completo.
Processo de inscrição
As inscrições serão gratuitas e devem ser realizadas mediante o preenchimento do formulário de inscrição on-line e o envio de documentos eletrônicos. É possível acessar o formulário por meio da página do programa Capes/Brafitec na internet.
Requisitos e benefícios
Para participar, a proposta deverá atender, obrigatoriamente, alguns requisitos, tais como:
- A instituição de nível superior onde o coordenador da proposta atua, deverá estar vinculada a um Programa de Pós-Graduação recomendado e reconhecido pela Capes;
- Ser apresentada por coordenador de equipe detentor do título de doutor, obtido há pelo menos 4 anos;
- Apresentar equipe de trabalho brasileira com no mínimo 2 docentes doutores, além do coordenador, vinculados à instituição de origem.
Os candidatos selecionados serão contemplados com bolsas e passagens aéreas internacionais para estudantes brasileiros nos termos vigentes na Capes; passagens aéreas internacionais e diárias para docentes brasileiros em missão na França; e custeio de atividades correntes para a equipe brasileira.
Fonte: Fundação Capes