Programa de Incentivo à Preservação da Diversidade Linguística e Cultural teve início no ano passado.
Será lançada nesta sexta-feira, dia 30 de junho, a edição 2017 do projeto “Juntos na Diversidade”, concebido pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e gerido pela Universidade de Caxias do Sul, por meio do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) e Assessoria de Desenvolvimento Regional. Esse projeto é destinado aos COREDES Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra, abrangendo 49 municípios, com destaque para o talian, o alemão, o polonês e a língua kaingang.
O lançamento da edição deste ano – em 2016, o programa foi apresentado em fevereiro, durante a Festa da Uva e, ao longo do ano, 24 grupos artísticos e culturais se inscreveram e atenderam os requisitos solicitados por meio de edital, culminando com uma apresentação no UCS Teatro (foto abaixo) – acontece às 9h30min, no Salão de Atos do Bloco A, com a apresentação artística do Coro Infanto Juvenil Canarinhos de Farroupilha e palestra com a professora Dra. Beatriz Kanaan sobre o tema “Diversidade cultural”.
“Juntos na Diversidade” é um projeto de incentivo à preservação da diversidade linguística e cultural, cujo público-alvo são crianças e jovens/adolescentes. O projeto foi concebido no âmbito do Comitê Estadual dos 140 anos da imigração para as colônias, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), e se estende ao conjunto das línguas nativas e de imigração, em particular o talian, polonês, alemão e o kaingang.
O programa pretende obter a adesão de escolas de Ensino Fundamental e de grupos da comunidade, com iniciativas em música, canto coral, teatro, preservação de memória da comunidade, vídeo, etc... Neste ano, o projeto conta com o patrocínio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).
As inscrições estão abertas até o dia 21 de julho e devem ser feitas pelo site www.ucs.br, no link Institutos/Instituto Memória Histórica e Cultural.
--