Programa de educação financeira apresenta plataforma aberta
Página disponibiliza livros didáticos que orientam professores a aplicarem conceitos financeiros ligados a conteúdos sociais
A Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) apresentou aPlataforma Aberta, para acesso aos livros do Programa de Educação Financeira nas Escolas. A ferramenta pode ser usada por professores, escolas e organizações da sociedade civil ligadas à educação. Com o material, docentes poderão desenvolver nos alunos a capacidade de análise crítica sobre o contexto financeiro pessoal e do mundo, ajudando no investimento consciente.
Ao todo, são nove livros disponíveis. O material, apresentado nesta quinta-feira (8) durante um seminário em São Paulo, traz 72 situações didáticas que orientam os professores a aplicarem conceitos financeiros ligados aos conteúdos sociais.
Os livros foram usados em um projeto piloto desenvolvido com jovens de 14 a 21 anos do ensino médio, que receberam aulas de educação financeira como parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), ligada ao Ministério da Educação (MEC).
Saiba mais
O Programa Educação Financeira nas Escolas é uma ação que faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) instituída pelo Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. O Programa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente.
Com o propósito de elaborar um documento norteador para que o Programa Educação Financeira nas Escolas entrasse nas instituições escolares, articulando-se ao currículo da Educação Básica, foi criado o Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) que, com a instituição da ENEF passou a contar com a presidência do Ministério da Educação (MEC).
Participam do GAP representantes dos setores educacional e financeiro e de instituições da sociedade civil. Acredita-se que o tema educação financeira possa contribuir com a construção das competências necessárias para que os estudantes enfrentem os desafios sociais e econômicos da sociedade, e também para o exercício da cidadania.
Com a finalização do documento “Orientações para Educação Financeira nas Escolas” foram produzidos os materiais didáticos voltados ao Ensino Médio. No período de 2010 a 2011, foi implementado o projeto piloto em 891 escolas públicas de Ensino Médio, em seis Unidades da Federação.
Fonte: Portal Brasil com informações da Agência Brasil e Programa de Educação Financeira nas Escolas