09/02/2009

Programa de educação ambiental da Gerdau já beneficiou 16,9 mil pessoas em MG

 

O Germinar, programa de educação ambiental da Gerdau Açominas, finalizou 2008 com um balanço bastante positivo: no total, 16,9 mil pessoas foram beneficiadas por meio da iniciativa entre membros da comunidade e da equipe de colaboradores. O projeto é direcionado pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes da empresa em responsabilidade social. Para o público externo, as ações contemplaram visitas técnicas, cursos, eventos, parceria, palestras e projetos socioambientais em escolas. Já para o público interno, foram realizadas treinamentos de conscientização, eventos e parcerias.



Foram oferecidos, por exemplo, cursos de capacitação que abordam diversos aspectos sobre Educação Ambiental e envolveram diretores, supervisores e professores de 136 escolas e 310 profissionais das prefeituras e secretarias de Educação. Outro exemplo foram os projetos socioambientais nas escolas, que contaram com 672 alunos de 6 instituições. A duração foi de 5 a 8 meses e os temas abordaram prevenção de acidentes, violência na infância, resgate dos valores pessoais e ecologia humana (higiene pessoal e ambiental e ecossistema urbano).



Já os programas de visitas, realizados para alunos das 3as, 4as e 6as séries, tiveram 447 edições, com a participação de 10.696 estudantes. A ação é realizada na sede do Germinar, onde os jovens aprendem sobre Educação Ambiental e são avaliados com uma prova após a visita. A meta do programa para o resultado da avaliação, de 70% de assimilação do conteúdo, mais uma vez foi superada, chegando à média geral de 85%.



O diretor de Minas e Coprodutos da Gerdau Açominas, Marcus Rocha Duarte, ressalta que o Germinar é referência em projetos de educação ambiental na região. “As crianças educam os pais. Alguns exemplos de resultados de nossas ações estão nos índices de incêndios cada vez menores e com o alto número de demandas de treinamentos e palestras sobre educação ambiental que recebemos”, enumera.



Além dessas ações, o Germinar inaugurou a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Luis Carlos Jurovsky Tamassia, na Serra do Ouro Branco (MG). A criação da RPPN surgiu como fruto da interação entre a Gerdau e o Instituto Estadual de Florestas do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema). Foi uma iniciativa voluntária e de caráter perpétuo e não uma contrapartida de investimento industrial. Trata-se de uma área de 1.247 hectares, onde podem ser encontradas espécies da flora em risco de extinção.



O objetivo da RPPN é contribuir para a proteção e a manutenção da diversidade biológica e dos meios culturais associados, preservando biodiversidade e reforçando o compromisso da Gerdau Açominas com a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. A área está localizada no sopé da Serra do Ouro Branco e faz limite com o marco zero da Cadeia do Espinhaço. A reserva possui vegetação característica de transição de Mata Atlântica e Cerrado. Histórico



O Germinar foi criado em 1990 com a finalidade de atender as diretrizes da Política Ambiental da empresa e a crescente demanda da rede escolar da região de influência da usina. Desde a sua criação, o centro já recebeu mais de 200 mil visitantes em seus mais diversos programas. Inspirado no trinômio educação, ambiente e cidadania, o Germinar capacita jovens e adultos por meio de programas educativos que atuam na formação de cidadãos com conhecimento para atuarem de forma participativa e responsável em relação ao meio ambiente.



O projeto dispõe de um centro de educação ambiental com 38 hectares de áreas preservadas e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O centro também atende colaboradores da Gerdau Açominas com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.



Neste ano, 3.011 profissionais participaram das atividades. “Pesquisas internas da Gerdau Açominas comprovam que os nossos colaboradores reconhecem e admiram o trabalho da empresa com o meio ambiente”, analisa o diretor Marcus Rocha. A Gerdau Açominas promove ações e atividades para contribuir ativamente para o desenvolvimento econômico e sociocultural das comunidades, ações estas direcionadas pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes da empresa na área de responsabilidade social. A empresa apoia mais de 40 projetos, que vão desde ações de educação ambiental até iniciativas nas áreas de assistência social, ensino, saúde, cultura e recuperação do patrimônio histórico.



A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Tem operações nas Américas, Europa e Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de 26 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, reaproveita mais de 16 milhões de toneladas de sucata anualmente. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

 


(Envolverde/Pauta Social)
 
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×