15/06/2006

Programa de Educação Ambiental da Arena começa a colher bons frutos

Implantado em 2005, o Programa Eco-Atitude da AREVA T&D Brasil de Canoas, RS, conquista uma série de resultados práticos e consegue o objetivo de mobilizar funcionários, terceiros e a própria empresa na preservação do meio ambiente.

Com o programa, que serviu de base para a obtenção da certificação ISO 14001, foi reduzido o consumo de energia em 12%, de água em 21,5% e de papel em 15%. As campanhas utilizam-se de vários meios como banners, cartazes, distribuição de adesivos e envios de e-mails e documentos eletrônicos.

Além dos materiais produzidos de comunicação, durante o expediente são exibidos filmes ligados ao assunto e em seguida os participantes, cerca de 30 pessoas em cada sessão, iniciam uma troca de idéias sobre o tema apresentado.

O sucesso obtido até agora fez com que a empresa estendesse o programa também para a unidade de Interlagos, em São Paulo. O próximo passo do Eco-Atitude, em Canoas, é ampliar a iniciativa para a comunidade a começar pelas escolas públicas da região visando trabalhar a questão de educação ambiental com foco nas crianças do ensino fundamental.

Mas para a AREVA mais do que informar é necessário principalmente dar o exemplo por isso realizou diversas melhorias que incluem as mudanças nos processos produtivos para a prevenção da poluição.

Uma dessas benfeitorias ocorreu na da sala de compressores que ganhou novos equipamentos para redução do desperdício de óleo e de energia. Também o piso e o revestimento foram impermeabilizados e houve ainda a construção de um depósito de resíduos e de uma área de estocagem de óleo isolante projetada para prevenir a poluição do solo no caso de ocorrência de incidente.

Responsabilidade Social - O compromisso da AREVA com a Responsabilidade Social e a preocupação em manter um plano estratégico que contemple ações perenes, sérias, abrangentes e com resultados efetivos já viraram a marca registrada da empresa. Prova disso é o reconhecimento da comunidade e das instituições pelas iniciativas que vem realizando nos últimos anos.

Em 2004 , por exemplo, a empresa recebeu o Prêmio Top Ser Humano pelo Programa de Inclusão Digital. Funcionários do chão de fábrica freqüentam desde 2001 o Cyber Café localizado dentro da empresa e têm a oportunidade de utilizar computadores, "navegar" na internet, assistir TV e ler jornais, revistas e livros.

O ano passado também foi contemplada pelo Projeto de Inclusão Para Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social que auxilia na educação e na formação cultural, social e profissional de adolescentes e ao mesmo tempo em que os afasta do caminho das drogas e da marginalidade.

O próprio Eco-Atitude já lhe conferiu dois prêmios consecutivos o de Parceiro Ambiental 2005 e Parceiro Ambiental 2006 da Secretaria Municipal de Preservação Ambiental de Canoas.

Estas são apenas algumas entre muitas atitudes da AREVA para desenvolver o bem-estar do ser humano, dos outros seres e do planeta como um todo.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×