21/03/2008

Programa Bom Aluno leva estudante até o doutorado

Quando estudava na Escola Estadual Maria Balbina Costa Dias, em Curitiba, Ana Caroline de Lima não imaginava que depois de 14 anos estaria de malas prontas para o Rio de Janeiro. Ana, curitibana de 27 anos, passou na seleção de doutorado em Zoologia do Museu Nacional. Seu sucesso profissional começou em 1994, quando ingressou no Bom Aluno. “Depois que entrei no programa minha vida mudou completamente. Tive várias oportunidades que não eram possíveis antes,” explica.

Criado em 1993, o Bom Aluno – mantido pela empresa paranaense BS Colway Pneus - seleciona estudantes carentes com bom rendimento e custeia seus estudos da quinta- série à pós graduação nos melhores colégios e faculdades do estado. Conta também com aulas especiais de idiomas, orientação vocacional e pessoal, buscando criar em seus participantes potenciais agentes transformadores da sociedade.

Ana iniciou sua carreira como estagiária no Laboratório de Herpetologia do Museu de História Natural Capão da Imbuia, em Curitiba, também graças ao programa. A então caloura de Zoologia da PUC-PR reforça a importância do Bom Aluno em sua vida. “Ganhei até uma viagem aos Estados Unidos, para estudar inglês. Também tive ‘lições’ de solidariedade, companheirismo e amizade.

Outros 60 jovens carentes que poderiam seguir os passos de Ana Caroline, entretanto, não mais terão essa oportunidade. Isso porque o Programa Bom Aluno não admitirá novos selecionados pelo menos até 2010. A decisão é diretamente ligada ao Supremo Tribunal Federal que, desde 16 de outubro de 2007, proíbe a entrada de pneus usados importados da União Européia, matéria prima da BS Colway Pneus. “Isso afetará a muitos alunos, pais e professores que precisam dessa ajuda. A extinção desse trabalho significa retrocesso e interrupção de sonhos para muitas famílias,” comenta a bióloga. Ana passará quatro anos no Rio de Janeiro, período necessário para a conclusão do doutorado. O título do trabalho é: Estrutura de Comunidades e Considerações Taxonômicas e Biogeográficas de Espécies de Squamata do Município de Juruti, Pará, Brasil.



(Envolverde/Nota 10)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×