09/02/2009

Professor da Fazu apresenta pesquisa da raça Brahman em evento internacional

O professor do curso de Zootecnia da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado, apresentou o trabalho “Sumário Nacional de Touros - Raça Brahman”, durante o Encontro Internacional dos Criadores de Bovinos da Raça Brahman, esta semana no Rio de Janeiro. O trabalho tem a participação de Antonio Rosa, Luiz. Silva, Paulo Nobre, Andréa Gondo, Roberto Torres Júnior e Luiz Josahkian.

 

Segundo Carlos Henrique, a Embrapa Gado de Corte e a ABCZ mantém um convênio de cooperação técnica desde 1979. Essa cooperação tornou possível a implantação de um programa de avaliação genética, a partir de dados de genealogia e de controle ponderal provenientes do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos - PMGZ, coordenado pela ABCZ. “O primeiro produto técnico deste trabalho foi a avaliação de touros Nelore publicada em 1984”, informa o professor.

 

A partir de 1987, com a instituição do Arquivo Zootécnico Nacional (Portarias no. 33 e no. 45 de 1987), esta parceria passou a contar com o respaldo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tendo sido lançados cerca de 110 edições de sumários nacionais de touros das raças zebuínas.

 

De acordo com Carlos Henrique, para a raça Brahman, integrada ao PMGZ a partir de 1994, o primeiro sumário foi lançado em 2001. Na edição 2007, publicada em 2008, foram envolvidos 55.643 animais originários de 1.033 rebanhos, dos quais 736 participaram com informações de pelo menos uma das características avaliadas: pesos na fase maternal (120 dias), desmama (240 dias) e sobre-ano (420 dias), ganho de peso pré e pós desmama, perímetro escrotal ao sobre-ano, idade ao primeiro parto e intervalos entre partos.

 

O professor salienta que os dados de campo, ajustados para as idades–padrão anteriormente descritas, foram trabalhados inicialmente usando-se o SAS, Statistical Analyses System, para composição de arquivos e formação dos grupos de contemporâneos (GC), considerando-se os efeitos de fazenda, regime alimentar, sexo, estação e ano de nascimento. “Posteriormente, foi utilizada a metodologia de modelos mistos - modelo animal completo, considerando-se a matriz de parentesco entre todos os animais da população, e os efeitos genéticos aditivo direto, aditivo materno e de ambiente permanente, além dos efeitos fixos de GC, idade da vaca e das covariáveis coeficiente de consangüinidade e idade do animal na data da medida, para a predição dos valores genéticos dos indivíduos, expressos em Diferença Esperada na Progênie, DEP”, informa.

 

Carlos Henrique acrescenta, ainda, que ao final destes procedimentos foram gerados dois relatórios eletrônicos: o Sumário Nacional de Touros e o Sumário de Rebanho: “No primeiro, de acesso livre, constam, para cada touro e para cada uma das características, os valores de DEPs, Acurácia e Percentil, medida de posição da estimativa da DEP na população. No segundo, de acesso restrito ao criador, além das avaliações de touros são incluídos os resultados de matrizes e de produtos, bem como um módulo de planejamento de acasalamentos”.

 

Além destas informações, os relatórios apresentam médias, tendências genéticas e fenotípicas e ferramentas de busca, filtros e para a composição de índices de qualificação genética. Na edição de 2008 foram divulgados resultados de 739 touros e relatórios individuais de 141 rebanhos.

 


Isabela Avelar
Assessoria de Comunicação - imprensa@fazu.br

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×