21/11/2024

Professor: A Profissão Que Faz Toda a Diferença

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806

 

Como esclarecido por Tavares (2024a)[1] à docência é uma profissão que tem na sua essência a busca do conhecimento, desta forma, Silva e Chakur (2009)[2] complementam ao citar Vianna (1999) ao afirmar que ser professor é um misto de imutabilidade e dinamicidade, isto é, o sujeito não perde a sua essência, sua individualidade, todavia ele se difere dos demais.

Com essas informações, Tavares (2019)[3] elucida que a docência é uma das profissões mais completas embora seja pouco valorizada e quase sem status social, entretanto, a própria identidade do educador não se deixa abater pela indiferença a que o sistema impõe.

Lomba e Faria Filho (2022)[4] em uma entrevista com Dr. António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa aduzem que “a educação não é apenas um ato individual, é uma dinâmica de aprendizagem com os outros”, assim sendo, é corroborado por Tavares (2022)[5] que o professor substitui o seu papel de detentor do conhecimento e passa a ser o mediador, instigando seu corpo discente a uma autonomia, desenvolvendo neste corpo o protagonismo cognoscente e em concomitância o discernimento.

É interessante observar ainda nas falas do entrevistado acima que “todos dependemos de todos” o que é complementado e afirmado por Tavares (2024b)[6] quando enfatiza que estamos sempre precisando dos outros, e que a docência se faz de suma importância na sociedade, já que uma de suas funções é “desenvolver a socialização de seus educandos e fazer com que estes não percam o que se tem de mais valioso no ser humano que é a sua humanidade”, assim sendo, é notório e inquestionável a importância do professor na vida de qualquer cidadão, confirmando assim que o docente faz toda a diferença na sociedade uma vez que para se formar qualquer profissional, este primeiro teve que passar por vários professores.

Dito isso, que os docentes continuem encontrando forças para efetivar sua função que é educar, ensinar e transformar vidas, mesmo que não seja amparado pelo sistema, mas o seu compromisso com a sociedade é o fundamento de sua vontade quanto a efetivação de uma educação de qualidade.

Que possamos desta forma, valorizar a profissão docente e torcer para que a sociedade some forças com este profissional que muito têm a contribuir.

 

[1] TAVARES, Wolmer Ricardo. Educação e a Não Neutralidade. São Paulo: Ícone, 2024a

[2] SILVA, Eliane Paganini da; CHAKUR, Cilene Ribeiro de Sá Leite. A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Volume 2 Número 3 – Jan-Jul/2009.

[3] TAVARES, Wolmer Ricardo. Educação um Ato Político. São Paulo: Autografia, 2019.

[4] LOMBA, Maria Lúcia Resende; FARIA FILHO, Luciano Mendes. Os professores e sua formação profissional: entrevista com António Nóvoa. Educar em Revista, Curitiba, v. 38, e88222, 2022

[5] TAVARES, Wolmer Ricardo. Educação Uma Questão de Politizar. São Paulo: Ícone, 2022.

[6] TAVARES, Wolmer Ricardo. Educação e o Mito do Selfe-Made Man. Revista Gestão Universitária. ISSN: 19873097. 19 nov. 2024 b. Disponível em: <http://gestaouniversitaria.com.br/artigos/educacao-e-o-mito-do-selfe-made-man>

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×