02/06/2022

Principais qualidades de um professor eficaz

Happy-teacher-with-students-background

As habilidades necessárias para um ensino eficaz envolvem mais do que apenas conhecimentos em um campo acadêmico. Você deve ser capaz de interagir com as pessoas e ajudá-las a entender uma nova maneira de ver o mundo. 

Este não é um trabalho fácil! Embora existam muitas maneiras diferentes de ensinar de forma eficaz, bons instrutores têm várias qualidades em comum. Eles estão preparados, estabelecem expectativas claras e justas, têm uma atitude positiva, são pacientes com os alunos e avaliam seu ensino regularmente. 

Eles são capazes de ajustar suas estratégias de ensino para se adequar tanto aos alunos quanto ao material, reconhecendo que alunos diferentes aprendem de maneiras diferentes. Como professor, você é um modelo que dá o tom para a classe. 

Se você for capaz de mostrar entusiasmo e comprometimento, é mais provável que seus alunos retribuam. Por outro lado, quando você é negativo, despreparado, ou impaciente, essas qualidades se refletirão nas atitudes de seus alunos. 

Os alunos de graduação têm grandes expectativas de seus instrutores e também têm muitos interesses concorrentes além do curso que você está ministrando. Dê a eles uma razão para lembrar de sua aula como uma parte importante de sua experiência na faculdade!

POSITIVO

Para alunos de decoração, peça a eles para visitarem lojas de cortinas e persianas para se conectarem com o nicho, isso os ajudará a se habituarem no mercado. Da mesma forma alunos de engenharia devem estar sempre vendo obras, aplicação de estruturas, toldos e fachadas.

Mantenha seus alunos envolvidos com uma atitude positiva. O ensino é mais eficaz quando os alunos são motivados pelo desejo de aprender, e não por notas ou requisitos de graduação. 

Muitos TAs de primeira viagem ficam confusos com a nova autoridade de ser um assistente de ensino e confundem intimidação com respeito. Pense em seus alunos como companheiros de equipe, não como adversários. 

Aprender e ensinar são desafiadores, mas isso não significa que você não pode se divertir na sala de aula. Mantenha o foco, mas não tenha medo de ser criativo e inovador. Permita-se ser entusiasmado e encontrar maneiras de deixar os alunos verem o que é interessante sobre o seu assunto.

PREPARADO

Você deve conhecer o material do curso. Se os alunos são obrigados a assistir a palestras e ler tarefas, então parece razoável que você faça o mesmo. A maioria dos professores espera que os TAs graduados assistam às palestras, especialmente se nunca fizeram ou ministraram o curso. 

Revise os principais conceitos e ideias se você não tiver certeza sobre eles, especialmente se já faz algum tempo desde que você trabalhou com os tópicos que vai ensinar. 

Pense em como o material pode ser demonstrado de forma mais eficaz e crie uma estratégia. Escreva um esboço ou tome notas para seguir durante uma palestra e prepare suas despesas gerais, diagramas, apostilas e outras ajudas com bastante antecedência. Não espere até a manhã da aula!

ORGANIZADO

Tenha um plano para o que você quer ensinar. Seu trabalho é ilustrar pontos-chave e contexto essencial, para ajudar os alunos a integrar todo o seu trabalho (leitura, laboratórios, exames, trabalhos, palestras, etc.) para o curso. 

Dado que nunca há tempo para ensinar tudo, escolha os conceitos mais importantes e mostre como eles estão relacionados. Explique ideias para que os alunos possam desenvolver o material que já dominam, seja do seu curso ou de aulas anteriores. Não se concentre apenas no que você está ensinando hoje. 

Mostre aos alunos como o que eles estão aprendendo agora está conectado ao material abordado posteriormente no curso. Mantenha seus objetivos de longo prazo em mente, seu ritmo para não ficar sem tempo no final e tente terminar cada aula com uma conclusão.

CLARO

Professores eficazes podem explicar ideias complexas de maneiras simples. À medida que você desenvolve experiência em um campo acadêmico, é fácil esquecer que os alunos podem não ter conhecimento prévio de conceitos fundamentais que você considera garantidos. 

Ajude os alunos a entender e usar a nova terminologia, para que possam se tornar fluentes no idioma da sua disciplina. Muitos conceitos podem ser demonstrados de forma mais eficaz com recursos visuais, como diagramas, desenhos, gráficos, slides, etc. 

Certifique-se de que eles sejam grandes o suficiente para serem vistos, limpos o suficiente para serem lidos e não atrapalhem! Pense no papel que a linguagem corporal pode desempenhar. Ter seu ensino observado por outra pessoa (ou melhor ainda, tê-lo gravado em vídeo) pode revelar hábitos que você nunca perceberia sozinho.

ATIVO

Mantenha seus alunos pensando. A menos que estejam usando ativamente os conceitos que você está ensinando, a maioria dos alunos se lembrará apenas de uma pequena fração do que você ensina. 

Uma palestra é uma maneira eficiente de fornecer informações a um grande número de pessoas, mas é uma maneira ineficiente de fornecer aos alunos conhecimentos e habilidades duradouros. 

Considere usar pelo menos algum tempo de sala de aula para outras atividades além das tradicionais palestras, discussões ou sessões de perguntas e respostas. Os exercícios de resolução de problemas em pequenos grupos não podem levar mais do que alguns minutos, mas permitem que os alunos se envolvam com o material abordado.

PACIENTE

Lembre-se de como é aprender algo pela primeira vez. Dê aos alunos tempo para processar informações e responder a perguntas. Saiba que não há problema em os alunos cometerem erros se puderem aprender com eles. 

Perceba que aprender pode ser um trabalho árduo, mesmo para os alunos mais motivados. Em vez de culpar os alunos quando as coisas não dão certo, considere maneiras de mudar sua abordagem para alcançá-los de maneira mais eficaz. 

Conceitos, informações básicas ou conclusões que parecem óbvias para você podem não ser tão claras para alguém que é novo no assunto. Seja paciente com você também. Ensinar pode ser difícil e frustrante às vezes. Dê a si mesmo a mesma oportunidade de cometer erros e aprender com eles.

FEIRA

Pense em como seria ser um de seus alunos. É provável que você queira um instrutor que defina expectativas claras, as aplique de forma consistente e admita quando estiver errado. 

Se você marcar pontos em uma questão de exame, dar uma nota baixa em um trabalho ou penalizar alguém por uma tarefa atrasada, você deve ser capaz de explicar por que fez isso. 

É claro que ajuda se você já tiver definido políticas claras, tanto para todo o curso quanto para cada tarefa. 

Depois de definir os padrões, é muito importante aplicá-los de forma igual e consistente, caso contrário você perderá credibilidade. Por outro lado, se você cometer um erro ou não souber a resposta a uma pergunta, é muito melhor reconhecê-la do que ignorá-la.


 

DICA DE TECNOLOGIA

 

Como muitas vezes é difícil lembrar como é encontrar o material de sua disciplina em um estágio inicial, a instrução por pares oferece uma alternativa ao modelo "sábio no palco". 

 

A instrução por pares, que geralmente acontece em atividades em pequenos grupos ou tarefas de resposta em papel, permite que os alunos obtenham feedback em seu próprio nível de discurso e compreensão. 

 

Isso fornece um complemento útil (não uma substituição) ao feedback do instrutor. A tecnologia, como a ferramenta de discussão do Blackboard, ajuda os grupos de pares a manter contato a longas distâncias e em diferentes períodos de tempo.

QUAL É O SEU ESTILO DE APRENDIZAGEM?

DICA DE TECNOLOGIA 

 

O e-mail é uma maneira excelente e perfeitamente aceitável de dar feedback aos seus alunos. Na verdade, vários professores pedem a seus alunos que entreguem as tarefas por e-mail. 

 

Com a cópia digital dos trabalhos dos alunos, o corpo docente pode fazer comentários usando as ferramentas de edição do Word, ter acesso aos trabalhos onde houver conexão com a internet e acompanhar menos burocracia, sem contar data e hora registro de quando o aluno entregou o trabalho.

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×