30/03/2006

Presidente Lula anuncia oficialmente novo campus da Unifesp em Guarulhos

Nesta quarta-feira (29), às 15h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, em Guarulhos, da assinatura do convênio e lançamento oficial do novo campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que entrará em funcionamento a partir do segundo semestre deste ano. Serão oferecidos, inicialmente, os cursos de História, Ciências Sociais, Filosofia e Pedagogia, com 50 vagas em cada um deles no primeiro ano de atividades. Quando estiver plenamente implantado, o campus Guarulhos deverá receber 1.800 alunos.

O novo campus, que será instalado no bairro dos Pimentas, em um terreno com cerca de 20 mil m2 de área total, abrigará três edificações: um prédio com vinte salas de aula, ampla biblioteca, salas de informática, sala de professores e outras instalações; um teatro com capacidade para 700 pessoas; e um galpão com mais de 6 mil m2, totalmente adaptado para receber as demais atividades acadêmicas.

O investimento previsto é de R$ 3,3 milhões, sendo R$ 1,6 milhão até dezembro de 2006. Para ministrar as aulas, estão sendo contratados, mediante concurso, 40 docentes, todos com titulação mínima de doutorado.

Tradicional instituição de ensino da área de saúde, a Unifesp vive, desde o ano passado, importante processo de expansão. Em fevereiro de 2006, foram iniciadas as aulas no novo campus Santos, ainda com cursos voltados à saúde. A partir do segundo semestre, os novos campi de Guarulhos e Diadema representarão uma nova fase da universidade, que diversificará seu campo de atuação, focando cursos de Humanas em Guarulhos e da área química em Diadema.

A cerimônia desta quarta-feira terá a presença do reitor da Unifesp, Ulysses Fagundes Neto, e do prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, que assinarão o convênio que viabilizará os cursos de graduação, pós-graduação e de extensão.

O Programa de Expansão e Interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior prevê a criação de dez universidades e 40 novos campi.

Lançamento oficial da Unifesp - Campus Guarulhos
Dia 29 de março - 15h
Local: Estrada do Caminho Velho, 333 - Bairro dos Pimentas - Guarulhos

Sobre a Unifesp
A Escola Paulista de Medicina, criada em 1933 por um grupo de médicos idealistas, reunidos em uma sociedade sem fins lucrativos, foi federalizada em 1956 e, em 1994, transformada em Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Além dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Ciências Biomédicas e Tecnologia Oftálmica, em seu campus na capital paulista, a Unifesp oferece os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Terapia Ocupacional, no campus Baixada Santista, que iniciará suas atividades em março de 2006.

A instituição atende cerca de 17 mil alunos, sendo 1.600 em graduação e mais de 2 mil em pós-graduação e residência médica.

A Unifesp está entre as cinco instituições brasileiras com maior produção de trabalhos científicos por docente e atua em diversos segmentos de ponta da pesquisa.

Em termos de assistência médica, a Unifesp comanda o Hospital São Paulo - que é referência para uma região que congrega 29% da população paulistana, realizando cerca de 6 mil consultas e 5 mil exames por dia - e gerencia, por meio de convênios, o Hospital Geral de Pirajussara (Taboão da Serra), Hospital Estadual de Diadema, HC Luzia de Pinho Mello (Mogi das Cruzes), Hospital Municipal Vereador José Storopolli (Vila Maria - Capital) e o Núcleo Geral de Especialidades Maria Zélia (Belenzinho - Capital).

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×