14/02/2025

Prazo para responder à pesquisa do PNLD vai até 28/2

Iniciativa do MEC quer entender impacto das obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático no processo de ensino-aprendizagem. Dirigentes e secretários municipais podem responder à pesquisa online

O Ministério da Educação (MEC) quer ouvir gestores sobre a prática educativa no país. Dirigentes e secretários municipais de todo o Brasil podem responder à pesquisa do MEC sobre como as obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) estão sendo incorporados às práticas pedagógicas diárias. O prazo para responder à consulta terminará em 28 de fevereiro e ela pode ser acessada pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec)

Esse processo de escuta busca compreender como está sendo feito o uso do material nas escolas. Além disso, explora a relevância dos atuais livros do PNLD na promoção de uma educação de qualidade. O MEC vai analisar seu impacto no processo de ensino-aprendizagem e propor eventuais melhorias no programa. 

A pesquisa está sendo realizada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, por meio da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage) e da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD). O estudo utiliza diferentes instrumentos para ouvir os vários atores dessa política educacional — a ideia é acessar os diversos perfis que utilizam o PNLD. 

Essa é a primeira iniciativa de diagnóstico do programa. Outras ações serão realizadas em 2025 para o aprimoramento da pesquisa. Ela foi produzida com o apoio de diversas instituições, como o Instituto Reúna, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), além das coordenadorias do MEC. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB  - 13.02.2025

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×