03/12/2022

Práticas de Pantominas no Ballet Através das Cantigas de Rodas em Turmas de Pré- Baby e Baby Ballet

Pantomima

Relato da Experiência da Prática

O presente trabalho traz o registro da aplicação de métodos didáticos para o ensino das práticas de ‘pantomimas’ que, segundo Sáenz (2021), “ é um subgênero dramático da mímica e mimodrama que consiste em contar uma historia através da mímica”. Através das brincadeiras de roda tradicionalmente conhecidas na primeira infância, onde as músicas trazem narrações diversificadas e ritmadas, consegue- se alcançar o resultado desejado, pois conforme colocado por Oliveira (2020), é através da imitação, da fala e da observação dos gestos que as crianças vêm a aprender, a conhecer o mundo e interagir com este. A didática do uso das cantigas é uma porta para esse processo importante, que é aprender os gestuais que são extremamente importantes e marcantes na dança clássica, visto que muitas cantigas de roda, além de conter as palavras que já tem a sua simbologia gestual, a melodia aplicada em diferentes versões pode também trabalhar a expressividade corporal como um todo.

A disciplina que inspirou este trabalho foi a de ‘Didática e Metodologia do Ensino da Dança’, em conjunto com nuances da disciplina de ‘Teoria e Prática Pedagógica das Danças Folclóricas’ cursadas no primeiro semestre do ano de 2022. Na disciplina de ‘Teoria e Prática Pedagógica das Danças Folclóricas’ encontrou-se a inspiração de trazer as cantigas para o olhar das abordagens de ensino e didática, colocadas na disciplina de ‘Didática e Metodologia do Ensino da Dança’, onde na unidade 2 abordou sobre as tendências pedagógicas do ensino da dança: as liberais e as progressistas ( ANDRADE e LOPES, 2021).

Descrição da Prática

Tais disciplinas deram luz à práticas feitas dentro da sala de aula de turmas de ‘pré- baby e baby ballet’*, do Flict Studio, e foram desenvolvidas ao longo do bimestre com com músicas conhecidas da cultura brasileira, como : ‘ciranda cirandinha’, ‘ fui morar numa casinha’, ‘ se essa rua fosse minha’ e a mais recente, ‘ Teresinha de Jesus’. O período de preparação, da criação e da socialização da prática de dança foi o último semestre, pois a pantomima faz parte do plano de ensino do studio onde ocorreu a gravação. Já processo da prática de dança trouxe como proposta captar a veracidade das sequências dançadas em sala de aula, escolhendo para registro de imagem completo, apenas a cantiga com a qual as alunas tiveram menos contato, procurando mostrar assim a eficiência deste recurso o no processo didático- pedagógico. Os sujeitos participantes foram as alunas das turmas de ‘pré- baby’ e ‘baby ballet’ do Flict Studio, que é um studio de dança e outras formas de movimento situado na cidade de Cruz Alta, interior do Rio Grande do Sul, tendo as bailarinas presentes no momento do vídeo idades que variam entre 3 e 6 anos. Apesar de estarem juntas no momento do vídeo ( fotos em anexo), não é uma turma mista, pois o ‘ pré- baby’ abraça bailarinas (os) com idade que vai dos dois anos e meio até os 4 anos e a turma de baby class neste studio leva alunos dos 4 anos e meio ( sob avaliação prévia) aos 6 anos de idade. 

Os elementos utilizados neste momento, foram os marcadores de lugares, que na ocasião eram tatames em EVA com figuras destacáveis de números, com o intuito de trabalhar questões como os números, visto que nesta faixa etária, não só o ballet como a dança em geral, vai além das fronteiras da a essa práticas corporais, tendo papel fundamental na educação escolar, sendo um meio auxiliar na alfabetização das crianças. Também foi utilizado um áudio disponível na plataforma YouTube, com a música ‘ Teresinha de Jesus’ do Cantigas e Rimas, volume 2 dos artistas Bia & Nino/ Aline Romeiro e Wladimir Mattos. As pantomimas e a cantiga de roda São diversas as pantomimas tradicionais do ballet clássico, e são fundamentais para engrandecer as coreografias e interpretações durante os espetáculos e apresentações. Segue abaixo um quadro com algumas figuras que tradicionalmente se usa no ballet:

Pantomimas

Na prática apresentada, os gestuais tradicionais presentes indicavam as seguintes palavras: casamento, por favor ( presentes na figura acima), e bonito/ belo. As demais mímicas foram de livre criação, procurando seguir o grau de facilidade necessário para esta faixa etária e a aprendizagem de expressão, bem como outros movimentos e expressões de sentimentos, como tristeza, desolação. O meio pelo qual foi alcançado o objetivo de ensinar as pantomimas foi através de cantigas, que como exposto por Silva (2021), faz parte do conhecimento popular no folclore brasileiro. A música ‘Teresinha de Jesus’, pode variar um pouco em sua letra, dependendo de que artista a interpreta, porém, o contexto da história narrada por esta cantiga é o mesmo:

''Teresinha de Jesus Terezinha de Jesus/De uma queda, foi ao chão/Acudiram três cavalheiros/Todos os três, chapéu na mão/O primeiro foi seu pai/O segundo, seu irmão/O terceiro foi aquele/Que a Tereza deu a mão/Da laranja, quero um gomo/Do limão, quero um pedaço/Da morena mais bonita/Quero um beijo e um abraço.''

(Adaptado de: https://www.letras.mus.br/cantigas-populares/984009/)

Conclusões

 Este trabalho trouxe como vivência, o modo natural de como os processos didáticos- pedagógicos podem acontecer dentro de uma sala de aula, fazendo uso deste recurso riquíssimo e simples, que é a cantiga de roda. o fato da utilização de cantigas de roda para embasar os fundamentos técnicos na primeira infância de turmas de ballet cássico é um recurso que demonstrou extema eficácia e seguirá sendo utilizado dentro da metodologia do studio em questão. 

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Cristiane Kreish de; Lopes, Elisiane Souza Saiber. Didática e Metodologia do Ensino da Dança.— Indaial : UNIASSELVI, 2021. OLIVEIRA, Jackline de Sousa. A Mímica Clássica Como Possibilidade Metodológica No Ensino De Teatro. 37 Fl. Artigo de Graduação. Curso de Teatro. Universidade Federal do Tocantins. Campus de Palmas. 2020. Disponível: http://umbu.uft.edu.br/handle/11612/3576 . Acesso em: 02 de Junho de 2022.

SÁENZ, Angie Julieth Corredor. Manifiesto Leroma “El Arte de Interpretar”. 66 Fl. Dissertação (Mestrado em Estudos Culturais). Universidade distrital Francisco Jóse De Caldas Faculdade De Artes Asab. Colômbia, Bogotá. 2021. Disponível em: https://repository.udistrital.edu.co/handle/11349/27576 . Acesso em: 07 de Junho de 2022.

SILVA, Katia Franklin da. Teoria e Prática das Danças Folclóricas. — Indaial: UNIASSELVI, 2021.

Anexo

 

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