09/12/2021

Por uma formação de professores construída dentro da profissão" - Palestra de Antônio Nóvoa.

"Por uma formação de professores construída dentro da profissão" - Palestra de Antônio Nóvoa.

Por Claudinei Zagui Pareschi

Antônio Nóvoa fala sobre o movimento educativo atual. Na escola de hoje estamos vivendo um tempo de metamorfose, uma mudança no formato da escola que nos remete a escola do sec. XIX, ilustrada pela invenção do quadro negro, para uma escola que valoriza novos ambientes educativos, uma mudança nos espaços.

Nóvoa afirma que a base do pensamento de Paulo Freire e outras pedagogias representam o que Dewey chamava de reprodução pedagógica, por ex: a pedagogia da autonomia, a pedagogia da criação, escritores de coisas, pedagogia da pesquisa, pedagogia da escola, pedagogia da Inclusão. Elas dificilmente cabem no ambiente escolar.

O ambiente educativo precisa se alterar. Para concretizar o que dizemos precisamos de outro ambiente, um educativo de fato, onde ocorreram as revoluções pedagógicas.

Onde? Nos espaços abertos, numa escola do futuro com uma diversidade de espaços, dentro e fora da escola, como laboratórios, momentos de estudo, etc.

O que? Uma valorização das linguagens e das grandes temáticas e grandes projetos. O conhecimento é a matéria prima da escola. Não podemos ficar fechados numa grade escolar engessada. Devemos valorizar as várias linguagens, como artísticas, matemáticas, científicas, literárias, etc. Precisamos ler e ter acesso ao mundo da internet. É preciso mobilizar as crianças para estudar os temas e desenvolver os projetos, o que pode levar muitos dias.

Como? Por meio do estudo, trabalho conjunto, pesquisa e educação. Espera-se que crianças estudem e trabalhem, individualmente e em grupo. A aula é importante, precisa ser bem estruturada, mas não precisa ser uma atrás da outra. A aprendizagem em comum para a vida em comum.

Nóvoa propõe uma mudança na prática dos professores. Mudança para um professor que precisa se habituar e trabalhar em vários espaços, dentro e fora da escola; mudança de um professor transmissor de aulas para um professor que ajuda a organizar o estudo e o trabalho dos alunos; mudança de um professor enciclopédico para um professor que saiba ler as coisas, interpretá-las, um professor digital, que percebe que estamos numa fase da nossa história que o digital mudou à nossa maneira de pensar e de aprender as coisas. Precisa ouvir o que as crianças estão a dizer; mudar de um professor individual para um professor coletivo, que trabalha com os colegas, que ajuda a organizar as coisas na escola. A escola de hoje não está correspondendo às expectativas dos alunos, por isso muitos abandonam a escola. A ideia de uma educação comunitária está crescendo.

Nóvoa diz que há uma desprofissionalização dos professores que se limitam, muitas vezes a aplicar um material qualquer produzido por outros, sem reflexão. Estes materiais prontos podem nos ajudar em curto prazo, mas destrói nossa profissão no longo prazo. São pessoas que não são educadores, são colaboradores que realizam tarefas que são exclusivas dos professores. É preciso reinventar a profissão do professor enquanto uma profissão importante para a escola. Assim, é necessário também a criação de um novo ambiente na formação de professores.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OY3EXGC8q3k&t=1944s . Acesso em 08/08/2021

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