Por Letícia Tancredi, do MEC As secretarias de educação são o elo de ligação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com todas as escolas avaliadas pela Prova Brasil. São elas que ajudam a articular a aplicação
Grupo de teatro realizará mais de 40 apresentações em escolas estaduais de Curitiba. A apresentação teatral "O que você vai ser quando crescer", produzida pela Casdart Promoções e Produções Artísticas e criada por Darla Queiroz, aborda assuntos relacionados à escolha da profissão no final do ensino médio. O espetáculo faz parte do Projeto Teatro para Adolescentes, e conta com o apoio do Ministério da Cultura (MinC) e do Grupo Educacional Uninter.
O diretor do espetáculo, Cássio Carvalho, explica que a peça estreou em 2003, mas que as apresentações costumavam ser restritas aos alunos da rede particular. "Sempre tivemos vontade de apresentar em escolas públicas, mas esbarrávamos em alguns problemas, normalmente financeiros. Resolvemos então montar um projeto e enviar para o MinC. Aliado ao apoio dado pelo Grupo Uninter, podemos visitar as principais escolas estaduais de Curitiba", comemora.
Carvalho destaca que a obra utiliza a linguagem dos adolescentes. "É um espetáculo muito divertido, pois os alunos se vêem no palco, no papel dos quatro atores. A peça proporciona uma auto-análise, para que o estudante encontre suas necessidades e gostos. Nosso objetivo é informar e despertar o interesse dos alunos pela pesquisa e oportunidades que têm. Ao todo, segundo o Ministério da Educação, existem 585 possibilidades de cursos que uma pessoa pode cursar no Brasil", afirma.
O grupo estará hoje no Colégio Leôncio Correia. As apresentações serão às 9h, 10h15 e 20h15. No dia 19 será a vez do Colégio La Salle. Além de patrocinar o evento, o Grupo Uninter também irá oferecer aos alunos que assistirem à peça a isenção de pagamento na taxa de inscrição para o vestibular da instituição. As provas do processo seletivo da Uninter serão no dia 25.
(Envolverde/Nota 10)